07 fevereiro 2008

Benfica vs Nacional: Camacho passa de bestial a besta

Estádio vazio ou estádio composto, eis o dilema
No passado sábado voltei ao estádio, já não comparecia ao meu compromisso quinzenal há já uns tempos e deparei-me com uma situação inversa, quem se baldou foram os meus colegas de bancada, nem um compareceu, a minha fila só tinha 2 pessoas... sintomático. Foi este cenário de estádio com pouca gente que encontrei ao entrar, e suponho que foi este o cenário que se deparou aos dirigentes para que se lembrassem, e bem na minha opinião, de proporcionar o acesso ao jogo a vários milhares de crianças a preços reduzidos e que compunham a bancada Coca-Cola, normalmente deserta em jogos com pouca afluência. Sou da opinião de que épreferível ter muitos a baixo custo do que poucos a preços elevados, mesmo que em valor absoluto dê mais ou menos a mesma coisa, sempre gera uma onda de estádio mais cheio que é sempre positiva.

Porquê, Camacho?
Terminado este comentário sobre o número de adeptos no estádio queria fazer aqui alguns comentários sobre o jogo propriamente dito. Em primeiro lugar gostaria de dizer que o Benfica, não fazendo um bom jogo poderia sem qualquer problema ter vencido o jogo, o Nacional teve apenas 2 lances de perigo para a baliza doQuim e pouco mais, os nossos problemas foram o equívocos do Camacho (sim vou dizer que não concordei com ele!) quer na equipa inicial quer nas substituições. Se o Leo está em condições porque é que jogou o nosso enterra de serviço (para quem não vê o jogos do Benfica, o enterra é o Luis Filipe)? Se o Petit não está em condições porque é que joga? Porque é que só o Petit é que marca as bolas paradas? Porque é que se continua a insistir no Maxi Pereira? Se o Rodriguez está em condições porque é que não jogou? Porque é que, empatado a 0 com o Nacional em casa se tira o Nelson e se coloca outro Defesa Esquerdo? Porque é que oDi Maria saiu? Porque é que não jogou o Adu? São estas as questões que gostava de ver esclarecidas para melhor perceber o que se passou em campo. De positivo, gostei de ver o Edcarlos e o Di Maria.

Notas finais
Terminadas as questões sobre o jogo levanto outras questões sobre os adeptos e sobre os media. O meu lugar é na bancada Sapo e dessa bancada vi 4 ou 5 lenços brancos na bancada PT e essa questão só me chamou a atenção porque estava a ouvir o relato pela rádio e ouvi os jornalistas a falarem disso, eu não sei quantos estavam na minha bancada com lenços brancos mas não me pareceu que essas manifestações fossem assim tão efusivas que merecessem notícias de telejornal, enfim isto sou eu a especular sobre motivos alheios. Quanto aos adeptos quero lançar uma farpa para umpost que há-de vir sobre as "claques que não existem mas estão lá", se são pessoas normais como eu espero que sejam os dirigentes das claques, para quando a expulsão dos idiotas que mandampetardos (ou qualquer outra coisa luminosa para a qual não conheço o termo técnico) para o campo quando estão a passar crianças junto ao relvado? Para quando a expulsão dos idiotas que depois de enviado o petardo (vou usar este termo para simplificar) ainda lá continuam todos contentes como se nada fosse? Confesso que fiquei "piurso". Quero no entanto dizer que não sou contra as claques, defendo-as se elas se derem ao respeito, não basta ver os aspectos positivos de ter adeptos que aplaudem e puxam pela equipa quando esta está em baixo, ao contrário de uma boa parte dos restantes adeptos, temos de ver todo o comportamento antes, durante e após os jogos, mas isto fica para outropost.

Nenhum comentário: