25 fevereiro 2008

Mais 1 ponto... vestido de azul...

Ontem à noite o Benfica recebeu o Braga naquele que foi o seu 5º empate esta época em jogos em casa (num total de 10!!!!).

O Braga subiu ao relvado da luz com o equipamento alternativo, azul... Agora, resta saber se foi devido à cor que se assitiu a uma arbitragem "fina" e irritante: sem erros grosseiros dos que resolvem jogos, mas claramente fraca, com critérios díspares em termos disciplinares e cheia de equívocos...

Adiante... Também não sei se motivado à cor tão pouco usual, fiquei desta vez muito desiludido não com a exibição do Benfica, mas sim com a da equipa do Braga. Há alguns "posts" atrás elogiei algumas equipas nacionais que pelos seus pergaminhos e pela sua postura deveriam ser mais respeitadas, sendo uma delas, precisamente a equipa arsenalista.

Ora ontem o Braga, equipa europeia, com supostas pretensões a tornar-se um clube de topo, apresentou-se na luz à boa maneira de um clube menor... Não jogou e não deixou jogar, foi uma equipa medrosa, cínica, preocupada em segurar o empate a todo o custo e em queimar tempo. Sinceramente estava à espera de mais.

Quanto ao Benfica, fez claramente a melhor exibição do último mês (desde o o jogo com o Guimarães). Depois dos primeiros minutos de desorientação e que levaram a que a equipa entrasse no jogo a perder, os jogadores encontraram-se, e sobretudo na primeira parte, mostraram atitude, trocaram a bola, correram, remataram... que alívio! Afinal é possível... (ou então o Braga está realmente fraquinho)... E desta vez, Rui Costa nem foi o motor da equipa (não esteve particularmente inspirado), que valeu mais pelo colectivo.

No plano individual o destaque vai para Bynia, que rubricou uma boa exibição. Sempre atento defensivamente e sem entrar em excessos, ajudou sempre a empurrar a equipa para o ataque, compensando o momento menos bom de Petit. Ainda positiva, claro, a ausência de Luís Filipe do 11 (mais um alívio!)...

É caso para dizer que ontem o Benfica empatou porque lhe faltou alguma sorte, enquanto que nos últimos encontros os resultados mais ou menos positivos que conseguiu foram fruto da mesma pura sorte, por exemplo a vitória e empate nos jogos que disputou com o Nuremberga.

Sinceramente, saí mais satisfeito ontem do estádio com o empate do que com a vitória frente aos alemães... no fundo é a apetência bem portuguesa pelas vitórias morais que acabam por ser mais consoladoras do que as efectivas, mesmo que imerecidas.

Para a história, ficou mais um empate e já 12 pontos de atraso para o líder.

Nota 6/10 para a exibição colectiva (classificação desta vez, penalizada pelo resultado). Estava complicado alcançar uma avaliação positiva... a média de Fevereiro já estará de todo o modo comprometida pelas paupérrimas prestações da equipa nos últimos tempos, que todos esperamos não se voltem a repetir.

Saudações cativas.

Nenhum comentário: