20 outubro 2008

"Há Taça..." (ou "Ah... a Taça!")

Um suspiro de alívio, quando Suazo disparou o último penalty para o fundo das redes do Penafiel...

Foi o fim de um jogo que parecia não ter fim, e que só deu motivos para sorrir aos benfiquistas quando Moreira, alguns segundos antes, com uma excelente defesa, negou o golo a um jogador penafidelense.

Por pouco não "houve taça" ontem no estádio da Luz... por pouco o Penafiel não se conveteu no mais recente "tomba-gigantes"...

O que houve sem dúvida foi um bocejo colectivo da equipa encarnada, como quem diz: "Ah... é um joguito da taça, contra uns amadores..." (que por acaso há alguns anos atrás marcavam presença assídua no primeiro escalão nacional).

Este bocejo revelou-se quase fatal para as aspirações do Benfica na competição. O mais curioso é que não consigo dizer que o Benfica jogou muito mal... apenas lenta e desinteressadamente. O problema veio com o passar do tempo, com o facto da bola não ter entrado na baliza adversária (grande exibição do guarda-redes do Penafiel)... e com o fantasma do que aconteceu na passada quarta-feira no jogo entre Portugal e Albânia...

Com efeito, se as selecções nacionais estivesses organizadas formalmente por divisões, a Albânia estaria situada certamente na 2ª divisão B (ou até mesmo mais abaixo). A verdade é que, tal como sucedeu ontem, as duas equipas mais fracas puseram em campo tudo o que tinham e algo mais, tiveram a sorte (?) de encontrar adversários pouco empenhados e desinspirados e contaram com exibições de luxo dos seus guardiões...

Felizmente, o jogo ontem não podia acabar empatado e a serenidade dos jogadores encarnados fez a diferença...

De destacar a exibição de Makukula, jogador que após semanas sem intervenção competitiva, aparentemente afastado terminantemente das principais opções do técnico encarnado, mostrou que podem contar com ele para jogos com determinadas características. Dos avançados do Benfica (com excepção de Suazo, ainda um ilustre desconhecido) é sem dúvida o melhor cabeceador. Ontem esteve muito activo, lutador, empenhado, embora por vezes um pouco atabalhoado... conseguiu no entanto 2 ou 3 remates de cabeça que apenas não resultaram em golo por intervenções de mérito do guarda-redes adversário.

Cabe agora a quem de direito ter entendido a mensagem e saber que, quando for necessário jogar em "chuveirinho", pode contar com este recurso, até no sentido de o valorizar para uma futura eventual transferência.

Voltando ao jogo, Suazo pôs fim (espera-se que definitivo) ao bocejo colectivo, com a comemoração da passagem à próxima ronda (por momentos parecia uma celebração de um feito de outra dimensão), que esperemos mantenha bem acordada a equipa até à próxima 5ª feira, para o jogo com o Hertha de Berlim!... e, claro, para os jogos seguintes, no regresso ao campeonato nacional!

Saudações cativas.

Nenhum comentário: