26 março 2008

Tozé Marreco

Não tenho grandes palavras... apenas que deve servir para o Benfica... é marreco!

Novo avançado dos Sub-21.

22 março 2008

O futebol e as restantes modalidades amadoras do Benfica

Normalmente todas as baterias apontam para o futebol no que concerne a atenção mediática, mas como dizem as camisolas dos jogadores no futsal, "Há mais modalidades no Benfica". Como fui praticante de algumas das modalidades dessas ditas amadoras tenho por elas um especial carinho, ainda hoje começo a ler os jornais desportivos de trás para a frente, ou seja, para ver primeiro os resultados do Voleibol, do Basquetebol, etc.

Como tal resolvi fazer um apanhado da situação de algumas das modalidades do Benfica em termos de resultados nesta época. Bolas, não é só o futebol que anda mal...

Futebol

Estamos em 2º lugar na Liga Bwin a 16 pontos do líder e com os mesmos pontos do 3º, o Vitória de Guimarães;
Estamos fora das competições europeias;
Fomos eliminados da Taça da Liga;
Estamos na Meias-finais da Taça de Portugal, onde vamos jogar com com o Sporting em Alvalade no dia 16 de Abril.

Uma época no seguimento das anteriores, fraquinha fraquinha, já nem dá vontade de escrever sobre os jogos.

Futsal

Estamos em 2º lugar do Campeonato Nacional da 1ª divisão a 7 pontos do líder (Belenenses) e com 2 pontos de vantagem sobre o 3º (Freixieiro), com quem perdemos hoje por 7-5.

Depois de várias épocas a dominar o futsal nacional, a equipa parece estar em queda desde há uns anos, os grandes jogadores como André Lima e Zé Maria já não fazem a diferença.

Andebol

Estamos em 2º lugar da Liga Halcon a 5 pontos do 1º (ABC) e com os mesmos pontos que o 3º classificado (Porto).

Esta parece-me ser uma modalidade em ascensão, depois de anos sem rumo, com confusões diversas relacionadas com a liga e a federação, parece-me que até pode ser positiva esta classificação.

Basquetebol

Estamos em 1º lugar da Proliga a 1 ponto do seguidor Vitória de Guimarães;

Esta é a única modalidade em análise onde vamos em 1º, só é pena que seja da "2ª divisão", é uma modalidade também em recuperação de diversos problemas, vamos esperar que estejam no melhor caminho.

Hóquei em Patins

Estamos em 2º lugar do campeonato nacional da 1ª Divisão, a 15 pontos do líder (Porto) e com 4 pontos de vantagem sobre o 3º Classificado (Oliveirense).

Não sei o que dizer o Hóquei, alguém algures no tempo decidiu não apostar naquela que era uma das modalidades em que os nossos jogadores eram sempre a referência nacional e internacional entregando-os de bandeja aos nossos adversários. Vais ser complicado voltar a ter jogadores como o Paulo Almeida ou o Victor Fortunato.

Voleibol

Terminámos a fase regular do Campeonato Nacional A1 em 2º Lugar a 2 pontos do vencedor Sporting de Espinho e com os mesmos pontos do 3ºVitória de Guimarães.
Vamos defrontar o Fonte Bastardo para a atribuição dos 3º e 4º lugares depois de termos sido eliminados pelo Vitória de Guimarães nas Meias finais da fase final.

Ainda me recordo de ver jogar pelo meu Benfica o melhor jogador que passou pelos campos nacionais de sempre chamava-se Ivailo Gravilov, um Búlgaro que dormia uma sesta enquanto o restante plante aquecia para o jogo, nunca mais me esqueço de o ver rematar repetidas vezes por cima do bloco adversário em remates de segunda-linha. Apenas aguentou 6 meses. 1 ano depois estava a ser nomeado o 3º melhor jogador de um mundial. Não tenho acompanhado o meu desporto desde essa altura, o Benfica teve altos (com uma equipa caríssima, impossível de manter, cheia de brasileiros) e baixos, mas agora vai-se mantendo na luta, talvez daqui a uns anos...


Resumo: Desta análise da época em curso destaco o seguinte: o nosso lugar tem sido o 2º, e ao contrário de alguns iluminados que acham que temos direito exclusivo ao primeiro, acho que temos muito de trabalhar para lá chegar com regularidade, e deixem-me que vos diga, só o quero se for por mérito, e enquanto a nossa direcção não entender isso não vamos lá chegar; o nosso principal adversário desta época é oVitória de Guimarães, não é o Porto nem o Sporting, o primeiro porque onde entra está quase sempre a milhas, e o segundo porque só existe no Futebol, e será que existe mesmo?

Saudações Cativas.

13 março 2008

Brandos costumes... ou a revolução que não saiu da gaveta

Quem nos últimos dias alimentou a ilusão de ver entrar em campo uma equipa do Benfica transfigurada, passado o processo de redenção pós-Camacho, rapidamente se desenganou após alguns minutos de jogo.

Os adeptos de futebol em geral, e os do Benfica em particular, apoiados por uma comunicação social sensacionalista, adoram criar ilusões de que uma chicotada psicológica, associada à mística de contar com uma pessoa da casa a liderar o banco são mais do que suficientes para que as exibições passem de sofríveis a esplendorosas...

Apesar de apaixonado pelo Benfica, sinceramente não esperava nada disto. Para mim, era certo que não teríamos nenhuma revolução e também era certo que a eliminatória da UEFA estava praticamente perdida (sendo que nesta fase, não reconheço à equipa a capacidade de arrancar uma noite europeia daquelas, ao nível dos jogos em Leverkusen ou no antigo Highbury Park, em Londres...).

Por isto mesmo, o jogo de ontem não me surpreendeu. É certo que a atitude da equipa foi aceitável. Entrou em campo a querer assumir o jogo e a responsabilidade de marcar. Faltou no entanto arte e engenho, para além de alguma sorte.

Muitos jogadores estão esgotados, a equipa está condicionada por lesões e castigos e o esquema táctico continua a não funcionar, pelo que continuamos a não ter um modelo de jogo.

Resta-nos sofrer até ao final da época na tentativa de segurar a segunda posição da tabela (tarefa que não vai ser fácil)... Quanto ao outro objectivo, a taça de Portugal, parece-me muito complicado a este Benfica derrotar Sporting e FCP para conseguir levar o caneco... mas o futebol é cheio de surpresas, pelo que há que acreditar.

Agora revoluções, uma equipa a explanar bom futebol da noite para o dia, não me parece.

Uma equipa nasce do trabalho, planeamento e tempo... Temos aqui uma boa oportunidade de começar desde já a olhar para a próxima época, para então sim, sermos realmente competitivos. Para o conseguir, tenho a convicção de que há que encontrar um treinador profissional, que entenda (muito) de futebol e que tenha um perfil de liderança adequado, devidamente apoiado e "protegido" ao nível directivo. Infelizmente, por muito carinho que se possa ter por algumas pessoas, sentar um adepto no banco e dizer-lhe para liderar a equipa, não é suficiente...

Em relação à derrota de ontem, uma classificação de 5/10 parece-me justa pelo brio que os jogadores apesar de tudo demonstraram.

Saudações cativas.

12 março 2008

Aí Jesus


Só espero que a notícia do Ruben Amorim não tenha nada a ver com esta capa...

10 março 2008

Média de Fevereiro

Com algum atraso, aqui fica a classificação média das exibições/resultados do Benfica durante o mês de Fevereiro:

Total - 4/10 (nota negativa, portanto... melhores meses virão!);
Média em jogos para o campeonato: 5/10 (no limiar do sofrível);
Média em jogos da taça UEFA / outras competições: 3/10 (penalização forte devida às paupérrimas prestações quer em casa, quer fora, frente ao Nuremberga).

Gostaria de dizer que só pode melhorar, mas olhando de relance para as classificações obtidas nos jogos já decorridos no mês de Março, a coisa está, como se costuma dizer, "preta"!...

Saudações Cativas.

Basta!!!!...

Ontem quando saí do estádio da Luz, pensei que o meu post ia ser composto apenas pela palavra do Título do mesmo, uma vez que não há paciência que aguente!...

No entanto, durante a noite, fui surpreendido pela demissão de Camacho... e por isso há que acrescentar que ele deve ter pensado exactamente o mesmo que eu (e concerteza o mesmo que muitos outros adeptos e sócios):

Basta!!!!!

Pelo menos valha-nos o consolo de se ter assumido como incapaz de levar o barco a bom porto... veremos para onde navegará nestes tempos de desnorte.

Nota de 2/10 pela vergonha de jogo de ontem. O Estádio da Luz está convertido em "Sopa dos Pobres" do futebol: não há equipa, por mais modesta que seja, por menos pontos que tenha, que não consiga vir à luz arrancar um pontinho ou pelo menos alguns sobressaltos aos benfiquistas nas bancadas e nos sofás ou afins, frente aos televisores... e no final, independentemente do resultado, fica aquele amargo de boca...

Basta!!!!... Ou como um adepto mais exaltado à saída do jogo de ontem: "Porra, porra, porra!!!!"...

09 março 2008

Futuro treinador do Benfica

E a corda partiu, Camacho, estando numa altura fragilizada da sua vida pessoal, não aguentou a pressão dos resultados e decidiu abrir a porta para que o novo treinador possa, com calma, preparar a nova temporada. É esta frontalidade e honestidade intelectual que me fazem admirar Camacho.

Quanto a esta segunda passagem do Camacho há a destacar 2 coisas, a primeira é que, mais uma vez os jogadores não foram bem preparados fisicamente, e a segunda é que os jogadores nunca gostaram muito do seu treinador e isso reflectiu-se muito em campo.

Boa sorte para o futuro Camacho.

Quanto ao futuro, peço ao LFV que contrate um treinador com provas dadas, mas dadas a sério e que ainda não esteja na fase decadente da carreira. Há um nome que vem à memória cada vez que mudamos de treinador: Paul Le Guen. Mas mais importante que tudo, só espero que o LFV não se lembre ir buscar o Scolari.

Não vou falar do jogo para não me irritar mais.

07 março 2008

O síndroma do primeiro quarto de hora

Não sei o que se passa com o Benfica no primeiro quarto de hora de cada jogo...

O síndroma dos jogos em casa já estava total e inequivocamente identificado (péssimo desempenho nos jogos na Luz), mas agora parece que há outro enguiço para quebrar...

Em Alvalade, quase se deitou tudo a perder com a (não) entrada em jogo... sem saber como, o Benfica viu-se a perder por 1-0. Afortunadamente e com alguma luta, conseguiu chegar ao empate e comemorar no final como se tivesse conseguido uma vitória. Enfim, com os últimos níveis exibicionais demonstrados, o resultado acaba mesmo por ser positivo... Uma nota 5/10 para o jogo que pode ter salvo a época (ou o que resta dela, ou seja, almejar ao 2º lugar da liga). Uma coisa é certa: o Benfica vai ainda perder muitos pontos esta época... esperemos que o SCP (e já agora o Guimarães e/ou o Setúbal) alinhem pela mesma bitola.

Ontem, fruto ainda dos primeiros 15 minutos em modo "apatia", o Benfica viu-se manietado, dominado e empurrado para trás pelo Getafe (mas quem são estes moços????!!!)... E lá está, mais uma vez muito cedo estava a perder e pior ainda, com um jogador a menos.

A teoria de Camacho de que a equipa não se devia ter desequilibrado com a expulsão de Cardozo é muito bonita, mas a verdade é que por natureza o Benfica não tem um jogo equilibrado...

A acrescer à grande dose de emotividade (diria mesmo desepero) do golo sofrido e da expulsão observada, veio ainda a confirmação da lesão de Luisão para ajudar à festa, coroada já na 2ª parte com uma perdida impossível de Edcarlos em cima da linha de golo.

Já com o 2º golo sofrido num (de muitos) desequilíbrios defensivos (naturais, dada a estreia absoluta da dupla Edcarlos / Zoro), os adeptos puderam finalmente comemorar e deixar escapar a pressão de tanta frustração acumulada... num golo de Mantorras, o eterno talismã do Benfica!

A equipa jogou mal, o resultado foi ainda pior, com uma eliminação eminente da taça UEFA, mas os jogadores ontem saíram do relvado debaixo de um aplauso como há muito não se via na Luz. Foram pelo menos bravos guerreiros que ontem sim, deixaram o que tinham e o que não tinham em campo (os últimos minutos até davam pena, com os jogadores à procura de energia para acorrer aos lances onde ela já não existia).

Destaques para as exibições individuais de Zoro (afinal tínhamos no plantel mais um central competente e determinado que desconhecíamos... ganhou muitos lances de cabeça e fez alguns cortes importantes, mostrando por vezes no entanto algum natural desentendimento com Edcarlos), de Sepsi (grande pulmão, à frente, na defesa, na esquerda, na direita e com níveis de concentração invejáveis) e os inevitáveis Quim e Rui Costa (o primeiro que foi evitando, com algumas grandes defesas, males maiores, e o segundo que continuou a espalhar o seu perfume pelo campo... já dói pensar no que vai ser não ter este tipo de categoria na equipa na próxima época).

Revisito um post de há algum tempo atrás e relanço o apelo "Acordai!!!"... ou pelo menos, não entrem nos jogos "adormecidos".

Nota: 5/10, pelos litros de suor deixados no relvado.

Saudações cativas.

06 março 2008

O novo estádio do Espanhol terá cemitério adeptos

Eu sei que os clubes de futebol fazem de tudo um pouco para aumentar as suas receitas, os estádios são cada vez mais um local de lazer para os adeptos e que são feitos para que tenham movimento e que gerem dinheiro para além dos dias de jogo, mas julgo que há limites.

Segundo o Diário Digital o novo estádio que está a ser projectado para o Espanhol de Barcelona terá nas suas instalações um cemitério para os adeptos do clube, o cemitério terá capacidade para 20 mil almas penadas (se fizessem isso em Portugal esse número seria superior às assistências da maioria dos jogos). Eu até acredito que venha a ter sucesso, mas acho que esta gente do marketing tem de começar a fumar menos ganzas, estão completamente passados (confesso que a indústria da morte me incomoda um pouco).

Podem ler a notícia aqui.

bwin

Hoje apostei pela primeira vez na bwin!

A minha vastíssima experiência nestas andanças, com cerca de 10 € gastos em deploráveis casas de apostas na longínqua Sérvia diz-me que apostar pode ser divertido, desde que não o façamos na nossa equipa ;)
Já na altura os meus sábios amigos Sérvios me diziam isto mas...ganha a teimosia!

Sendo assim, espero que o Benfica ganhe, e já agora que a minha outra aposta, o Marselha, obtenha o mesmo resultado.

Estão em jogo 2 €!!!!!!!

LM

03 março 2008

O maior destaque do Sporting vs Benfica é... o árbitro.

Se há coisa que me complica com os nervos é haver a sensação generalizada de que empatar em Alvalade é um bom resultado. Para mim empatar nunca é um bom resultado, pode ser um resultado aceitável dadas as circunstâncias do jogo, mas nunca é um bom resultado. Posto isto, e dadas as circunstâncias do jogo, o resultado foi aceitável. Foram duas equipas a jogar mau futebol e um equipa a prestar um péssimo serviço à imagem dos árbitros. Acho que o Sporting tem uma ligeira vantagem na competição de quem tem mais razões de queixa do árbitro, pelo que se poderá dizer que foi prejudicado, embora me pareça ilustrativo da atitude leonina desculpar o empate com o árbitro.

A equipa do Benfica
Parece-me que, por motivos de lesões, o Camacho lá teve de colocar a equipa que os adeptos pedem, com a diferença dos jogadores que não puderam jogar. Luís Filipe (que mesmo assim ainda conseguiu entrar em campo) fora; Di Maria e Rodriguez em campo ao mesmo tempo e o Cardozo a titular.
O que correu bem:
- o Binya é um grande jogador, só é pena já estar marcado pelos árbitros;
- o Rodriguez voltou em razoável forma, foi útil à equipa;
- o Cardozo vai fazer engolir muitos sapos, continuo a achar que vai ser um dos grandes avançados a jogar na Europa;
- o Quim merece que os benfiquistas reconheçam que podem ter sido algo precipitados da sua avaliação, eu pelo menos reconheço, é neste momento o melhor guarda-redes português, tudo isto apesar de achar que ele poderia ter feito algo mais no golo do Edcarlos.

O que correu mal:
- O Edcarlos ainda não está adaptado, e quando jogamos sem os centrais é uma desgraça;
- Foram convocados 2 jogadores que depois não puderam ser utilizados por se ressentirem no aquecimento (Nuno Assis e Makukula), não se entende;
- O Di Maria tarda em fazer bons jogos quando inicia o jogo a titular, desta vez tem a atenuante de mais uma vez jogar fora do seu lugar;
- O Maxi Pereira está a tornar-se noutro Beto, muito empenho, mas pouca qualidade.

A equipa do Sporting
Não vejo jogos do campeonato português que não envolvam o Benfica, esta é a regra, às vezes vejo uns minutos de outros jogos mas nunca passa disso, pelo que continuo sem perceber qual o espanto de o Sporting estar na posição em que está no campeonato, são uns coitadinhos que têm muito azar, que são perseguidos pelos árbitros (de quem aliás nunca falam!) e que têm uma grande equipa feita com a prata da casa… tretas. Conseguem ser uma equipa ainda mais inconsequente e irritante que o Benfica, é só vedetas que têm a mania que são estrelas do futebol mundial, não joga o Liedson e ficam logo à rasca. Parece-me que descobriram um bom jogador, o defesa esquerdo parece-me um jogador com potencial; o Vukcevik é muito bom jogador mas a pilha só dá para alguns minutos, pelo que não me parece que venha a ter muito sucesso; o Ismailov é um jogador banal que nunca vai passar daquilo; o Miguel Veloso já mostrou até onde pode ir, a lado nenhum, tem pinta para as passereles e faz uns passes compridos, faz-me lembrar o Beckam (com as devidas distâncias), e tal como o inglês jogar à bola é que está difícil; o novo Ronaldinho Gaúcho é mais um Hanuch e afins; o Pereirinha vai acabar num clubezeco da 2ª divisão espanhola não tarda muito. Enfim, o Benfica está muito fraquinho mas o Sporting consegue ainda ser pior, o que, ao contrário de muitos, não me dá alegria nenhuma, aliás não me dá alegria nem tristeza, é-me um pouco indiferente, apenas comento isto porque tenho sido tão massacrado com as maravilhas dos jogadores do Sporting que cada vez que os vejo jogar só vejo tristezas.

A equipa de Arbitragem
Foram o destaque do jogo, pela negativa, exibição miserável inclusive com influência no resultado. O resultado justo, na minha opinião, pelo jogo jogado seria o empate, mas o jogo poderia ter terminado com um resultado injusto, a victória do Sporting, caso o árbitro tivesse feito o seu trabalho:
- Penalty sobre Vukcevic – é penalty, não tenho qualquer dúvida;
- Penalty sobre Purovic – não me pareceu penalty, mas não ficava chocado se fosse marcado;
- Penalty do Miguel Veloso – para mim é penalty, continuo a insistir que as mão não são para andar tipo asas;
- Cena entre o Tonel e o Cardozo – para mim eram os 2 expulsos, o Tonel pela entrada violenta e o Cardozo pela reacção completamente desnecessária;
- Entrada do Grimi sobre o Rodriguez – para mim é expulsão;
- A expulsão do Nelson – nem lhe tocou, é ridícula;
- Cartão amarelo ao Katsou – nem lhe tocou, é ridícula.


A única esperança que tenho é que este ano ainda possamos fazer boa figura nas restantes competições e dar tempo ao miúdos, sem pressões, para que possamos utilizá-los em pleno na próxima época.