03 março 2008

O maior destaque do Sporting vs Benfica é... o árbitro.

Se há coisa que me complica com os nervos é haver a sensação generalizada de que empatar em Alvalade é um bom resultado. Para mim empatar nunca é um bom resultado, pode ser um resultado aceitável dadas as circunstâncias do jogo, mas nunca é um bom resultado. Posto isto, e dadas as circunstâncias do jogo, o resultado foi aceitável. Foram duas equipas a jogar mau futebol e um equipa a prestar um péssimo serviço à imagem dos árbitros. Acho que o Sporting tem uma ligeira vantagem na competição de quem tem mais razões de queixa do árbitro, pelo que se poderá dizer que foi prejudicado, embora me pareça ilustrativo da atitude leonina desculpar o empate com o árbitro.

A equipa do Benfica
Parece-me que, por motivos de lesões, o Camacho lá teve de colocar a equipa que os adeptos pedem, com a diferença dos jogadores que não puderam jogar. Luís Filipe (que mesmo assim ainda conseguiu entrar em campo) fora; Di Maria e Rodriguez em campo ao mesmo tempo e o Cardozo a titular.
O que correu bem:
- o Binya é um grande jogador, só é pena já estar marcado pelos árbitros;
- o Rodriguez voltou em razoável forma, foi útil à equipa;
- o Cardozo vai fazer engolir muitos sapos, continuo a achar que vai ser um dos grandes avançados a jogar na Europa;
- o Quim merece que os benfiquistas reconheçam que podem ter sido algo precipitados da sua avaliação, eu pelo menos reconheço, é neste momento o melhor guarda-redes português, tudo isto apesar de achar que ele poderia ter feito algo mais no golo do Edcarlos.

O que correu mal:
- O Edcarlos ainda não está adaptado, e quando jogamos sem os centrais é uma desgraça;
- Foram convocados 2 jogadores que depois não puderam ser utilizados por se ressentirem no aquecimento (Nuno Assis e Makukula), não se entende;
- O Di Maria tarda em fazer bons jogos quando inicia o jogo a titular, desta vez tem a atenuante de mais uma vez jogar fora do seu lugar;
- O Maxi Pereira está a tornar-se noutro Beto, muito empenho, mas pouca qualidade.

A equipa do Sporting
Não vejo jogos do campeonato português que não envolvam o Benfica, esta é a regra, às vezes vejo uns minutos de outros jogos mas nunca passa disso, pelo que continuo sem perceber qual o espanto de o Sporting estar na posição em que está no campeonato, são uns coitadinhos que têm muito azar, que são perseguidos pelos árbitros (de quem aliás nunca falam!) e que têm uma grande equipa feita com a prata da casa… tretas. Conseguem ser uma equipa ainda mais inconsequente e irritante que o Benfica, é só vedetas que têm a mania que são estrelas do futebol mundial, não joga o Liedson e ficam logo à rasca. Parece-me que descobriram um bom jogador, o defesa esquerdo parece-me um jogador com potencial; o Vukcevik é muito bom jogador mas a pilha só dá para alguns minutos, pelo que não me parece que venha a ter muito sucesso; o Ismailov é um jogador banal que nunca vai passar daquilo; o Miguel Veloso já mostrou até onde pode ir, a lado nenhum, tem pinta para as passereles e faz uns passes compridos, faz-me lembrar o Beckam (com as devidas distâncias), e tal como o inglês jogar à bola é que está difícil; o novo Ronaldinho Gaúcho é mais um Hanuch e afins; o Pereirinha vai acabar num clubezeco da 2ª divisão espanhola não tarda muito. Enfim, o Benfica está muito fraquinho mas o Sporting consegue ainda ser pior, o que, ao contrário de muitos, não me dá alegria nenhuma, aliás não me dá alegria nem tristeza, é-me um pouco indiferente, apenas comento isto porque tenho sido tão massacrado com as maravilhas dos jogadores do Sporting que cada vez que os vejo jogar só vejo tristezas.

A equipa de Arbitragem
Foram o destaque do jogo, pela negativa, exibição miserável inclusive com influência no resultado. O resultado justo, na minha opinião, pelo jogo jogado seria o empate, mas o jogo poderia ter terminado com um resultado injusto, a victória do Sporting, caso o árbitro tivesse feito o seu trabalho:
- Penalty sobre Vukcevic – é penalty, não tenho qualquer dúvida;
- Penalty sobre Purovic – não me pareceu penalty, mas não ficava chocado se fosse marcado;
- Penalty do Miguel Veloso – para mim é penalty, continuo a insistir que as mão não são para andar tipo asas;
- Cena entre o Tonel e o Cardozo – para mim eram os 2 expulsos, o Tonel pela entrada violenta e o Cardozo pela reacção completamente desnecessária;
- Entrada do Grimi sobre o Rodriguez – para mim é expulsão;
- A expulsão do Nelson – nem lhe tocou, é ridícula;
- Cartão amarelo ao Katsou – nem lhe tocou, é ridícula.


A única esperança que tenho é que este ano ainda possamos fazer boa figura nas restantes competições e dar tempo ao miúdos, sem pressões, para que possamos utilizá-los em pleno na próxima época.

Nenhum comentário: