07 março 2008

O síndroma do primeiro quarto de hora

Não sei o que se passa com o Benfica no primeiro quarto de hora de cada jogo...

O síndroma dos jogos em casa já estava total e inequivocamente identificado (péssimo desempenho nos jogos na Luz), mas agora parece que há outro enguiço para quebrar...

Em Alvalade, quase se deitou tudo a perder com a (não) entrada em jogo... sem saber como, o Benfica viu-se a perder por 1-0. Afortunadamente e com alguma luta, conseguiu chegar ao empate e comemorar no final como se tivesse conseguido uma vitória. Enfim, com os últimos níveis exibicionais demonstrados, o resultado acaba mesmo por ser positivo... Uma nota 5/10 para o jogo que pode ter salvo a época (ou o que resta dela, ou seja, almejar ao 2º lugar da liga). Uma coisa é certa: o Benfica vai ainda perder muitos pontos esta época... esperemos que o SCP (e já agora o Guimarães e/ou o Setúbal) alinhem pela mesma bitola.

Ontem, fruto ainda dos primeiros 15 minutos em modo "apatia", o Benfica viu-se manietado, dominado e empurrado para trás pelo Getafe (mas quem são estes moços????!!!)... E lá está, mais uma vez muito cedo estava a perder e pior ainda, com um jogador a menos.

A teoria de Camacho de que a equipa não se devia ter desequilibrado com a expulsão de Cardozo é muito bonita, mas a verdade é que por natureza o Benfica não tem um jogo equilibrado...

A acrescer à grande dose de emotividade (diria mesmo desepero) do golo sofrido e da expulsão observada, veio ainda a confirmação da lesão de Luisão para ajudar à festa, coroada já na 2ª parte com uma perdida impossível de Edcarlos em cima da linha de golo.

Já com o 2º golo sofrido num (de muitos) desequilíbrios defensivos (naturais, dada a estreia absoluta da dupla Edcarlos / Zoro), os adeptos puderam finalmente comemorar e deixar escapar a pressão de tanta frustração acumulada... num golo de Mantorras, o eterno talismã do Benfica!

A equipa jogou mal, o resultado foi ainda pior, com uma eliminação eminente da taça UEFA, mas os jogadores ontem saíram do relvado debaixo de um aplauso como há muito não se via na Luz. Foram pelo menos bravos guerreiros que ontem sim, deixaram o que tinham e o que não tinham em campo (os últimos minutos até davam pena, com os jogadores à procura de energia para acorrer aos lances onde ela já não existia).

Destaques para as exibições individuais de Zoro (afinal tínhamos no plantel mais um central competente e determinado que desconhecíamos... ganhou muitos lances de cabeça e fez alguns cortes importantes, mostrando por vezes no entanto algum natural desentendimento com Edcarlos), de Sepsi (grande pulmão, à frente, na defesa, na esquerda, na direita e com níveis de concentração invejáveis) e os inevitáveis Quim e Rui Costa (o primeiro que foi evitando, com algumas grandes defesas, males maiores, e o segundo que continuou a espalhar o seu perfume pelo campo... já dói pensar no que vai ser não ter este tipo de categoria na equipa na próxima época).

Revisito um post de há algum tempo atrás e relanço o apelo "Acordai!!!"... ou pelo menos, não entrem nos jogos "adormecidos".

Nota: 5/10, pelos litros de suor deixados no relvado.

Saudações cativas.

Nenhum comentário: