22 março 2008

O futebol e as restantes modalidades amadoras do Benfica

Normalmente todas as baterias apontam para o futebol no que concerne a atenção mediática, mas como dizem as camisolas dos jogadores no futsal, "Há mais modalidades no Benfica". Como fui praticante de algumas das modalidades dessas ditas amadoras tenho por elas um especial carinho, ainda hoje começo a ler os jornais desportivos de trás para a frente, ou seja, para ver primeiro os resultados do Voleibol, do Basquetebol, etc.

Como tal resolvi fazer um apanhado da situação de algumas das modalidades do Benfica em termos de resultados nesta época. Bolas, não é só o futebol que anda mal...

Futebol

Estamos em 2º lugar na Liga Bwin a 16 pontos do líder e com os mesmos pontos do 3º, o Vitória de Guimarães;
Estamos fora das competições europeias;
Fomos eliminados da Taça da Liga;
Estamos na Meias-finais da Taça de Portugal, onde vamos jogar com com o Sporting em Alvalade no dia 16 de Abril.

Uma época no seguimento das anteriores, fraquinha fraquinha, já nem dá vontade de escrever sobre os jogos.

Futsal

Estamos em 2º lugar do Campeonato Nacional da 1ª divisão a 7 pontos do líder (Belenenses) e com 2 pontos de vantagem sobre o 3º (Freixieiro), com quem perdemos hoje por 7-5.

Depois de várias épocas a dominar o futsal nacional, a equipa parece estar em queda desde há uns anos, os grandes jogadores como André Lima e Zé Maria já não fazem a diferença.

Andebol

Estamos em 2º lugar da Liga Halcon a 5 pontos do 1º (ABC) e com os mesmos pontos que o 3º classificado (Porto).

Esta parece-me ser uma modalidade em ascensão, depois de anos sem rumo, com confusões diversas relacionadas com a liga e a federação, parece-me que até pode ser positiva esta classificação.

Basquetebol

Estamos em 1º lugar da Proliga a 1 ponto do seguidor Vitória de Guimarães;

Esta é a única modalidade em análise onde vamos em 1º, só é pena que seja da "2ª divisão", é uma modalidade também em recuperação de diversos problemas, vamos esperar que estejam no melhor caminho.

Hóquei em Patins

Estamos em 2º lugar do campeonato nacional da 1ª Divisão, a 15 pontos do líder (Porto) e com 4 pontos de vantagem sobre o 3º Classificado (Oliveirense).

Não sei o que dizer o Hóquei, alguém algures no tempo decidiu não apostar naquela que era uma das modalidades em que os nossos jogadores eram sempre a referência nacional e internacional entregando-os de bandeja aos nossos adversários. Vais ser complicado voltar a ter jogadores como o Paulo Almeida ou o Victor Fortunato.

Voleibol

Terminámos a fase regular do Campeonato Nacional A1 em 2º Lugar a 2 pontos do vencedor Sporting de Espinho e com os mesmos pontos do 3ºVitória de Guimarães.
Vamos defrontar o Fonte Bastardo para a atribuição dos 3º e 4º lugares depois de termos sido eliminados pelo Vitória de Guimarães nas Meias finais da fase final.

Ainda me recordo de ver jogar pelo meu Benfica o melhor jogador que passou pelos campos nacionais de sempre chamava-se Ivailo Gravilov, um Búlgaro que dormia uma sesta enquanto o restante plante aquecia para o jogo, nunca mais me esqueço de o ver rematar repetidas vezes por cima do bloco adversário em remates de segunda-linha. Apenas aguentou 6 meses. 1 ano depois estava a ser nomeado o 3º melhor jogador de um mundial. Não tenho acompanhado o meu desporto desde essa altura, o Benfica teve altos (com uma equipa caríssima, impossível de manter, cheia de brasileiros) e baixos, mas agora vai-se mantendo na luta, talvez daqui a uns anos...


Resumo: Desta análise da época em curso destaco o seguinte: o nosso lugar tem sido o 2º, e ao contrário de alguns iluminados que acham que temos direito exclusivo ao primeiro, acho que temos muito de trabalhar para lá chegar com regularidade, e deixem-me que vos diga, só o quero se for por mérito, e enquanto a nossa direcção não entender isso não vamos lá chegar; o nosso principal adversário desta época é oVitória de Guimarães, não é o Porto nem o Sporting, o primeiro porque onde entra está quase sempre a milhas, e o segundo porque só existe no Futebol, e será que existe mesmo?

Saudações Cativas.

Nenhum comentário: