21 abril 2008

Notas Soltas sobre o meu Benfica

Em primeiro lugar quero deixar claro a minha indignação com duas situações distintas que ocorreram fora dos relvados: em primeiro lugar o ataque ao autocarro do clube, acho inadmissível este tipo de comportamento e diria que, tratando-se de um caso de polícia, deveriam ir presos, ninguém está mais magoado do que eu com estes resultados e com esta gestão desportiva mas não têm o direito de tomar este tipo de atitudes grotescas; em segundo lugar, acho que toda a gente tem o direito a manifestar-se, não concordo com esta forma de protesto, mas reconheço-lhe legitimidade, no entanto não reconheço legitimidade a um idiota que marca uma manifestação com o argumento de "primeiro tiramos de lá estes e depois logo se vê", e não reconheço legitimidade porque defendo que não só LFV deve terminar o seu mandato, como acho que apenas se deve falar da sua saída quando aparecer uma alternativa credível, alguém que não venha depois recorrer ao populismo dispendioso para ganhar eleições e que depois volte a colocar o Benfica na lama das dívidas que não consegue pagar.

Posto esta nota introdutória passo às notas:
- Benfica 0 Académica 3: Resultado inaceitável, jogo inacreditável. O Luisão continua a demorar a recuperar a forma depois das lesões, e continuo sem perceber o que se passou com a saída do Cardozo, se não tinha o pé partido ou coisa parecida que o impedisse de se mexer, nunca mais deveria vestir a camisola do Benfica, não queremos mariquinhas que amuam. Mais uma pequena questão, quando é que alguém se apercebe do efeito nefasto para um campeonato um só clube ter cerca de 30 jogadores emprestados a clubes da mesma divisão?

- Sporting 5 Benfica 3: Ao contrário de muitos, este é um jogo que consigo aceitar, acontece, boa primeira parte, má segunda. O Sporting fez uma óptima recuperação, foi justo, foi limpo. Nada a dizer senão que o Benfica poderia ter feito um pouco melhor e que o Chalana e companhia não percebem nada de futebol. Parabéns ao Sporting.

- Porto 2 Benfica 0: Quem vê um jogo do FCP percebe rapidamente onde está a diferença para os adversários: Excelente preparação física; 3 jogadores melhores do que os dos adversários; e a complacência dos árbitros. Sendo que esta é para mim a ordem de importância relativa a este campeonato. Os jogadores do FCP correm mais, chegam invariavelmente primeiro aos lances divididos e aguentam um jogo inteiro em alto ritmo; o Lucho é um jogador extraordinário, está em todo o lado e é ele que na maioria das vezes faz a diferença; o Lizandro apesar de ser um jogador acima da média, não é nada do outro mundo, mas a sua forma física impressiona e faz a diferença, ao mesmo tempo que lhe dá a confiança suficiente para continuar a tentar lances impossíveis como o do primeiro golo; Quaresma, com Jesualdo tem sido mais o velho Quaresma, mas é um óptimo jogador que quando a sua cabeça o permite faz a diferença, ultimamente não tem estado tão bem; é impressionante a dualidade de critérios dos árbitros nos jogos do FCP, mas sobre isso não vou comentar mais. Resultado normal em função do estado anímico das duas equipas e do facto de o Chalana não fazer jus ao seu bigode enquanto treinador, continua a demonstrar que não percebe nada de futebol.

- Chalana: acho que isto merece um item próprio. Tenho dito a alguns amigos o que sempre me incomodou no facto de termos uma velha glória à frente da nossa equipa, tem todas as vantagens óbvias de gostar muito do Benfica, e de conhecer bem a dinâmica de vitória, etc., mas tem o enorme inconveniente de não conseguir colocar a jogar os melhores jogadores, usando sempre um critério de veterania na escolha do onze inicial. Como final da sua carreira, o Chalana terá sido algo encostado para o banco, parece-me que tem pudor em fazer o mesmo a alguns jogadores que neste momento mereciam. O Nuno Gomes apesar de ser capitão não deveria ter lugar cativo na equipa, se o Cardozo não está a ser castigado por ter saído como saiu no jogo com a Académica deveria ser titular, para já não falar do Makukula que não sei o que anda lá a fazer. Eu sou a pessoa com mais legitimidade para dizer o que vou dizer sobre o Petit pois sou um dos seus maiores admiradores, defendendo mesmo que foi o jogador mais importante do Benfica dos últimos anos, mais até que o Simão, mas acho que o Petit não está em condições de jogar, não tem ritmo, não tem capacidade de passe e agora sim está feito um caceteiro, porque não tem pernas para os adversários, não percebo como é que tem sido titular.

- Ruben Amorim: Não tenho acompanhado muito a sua carreira, mas pelo que leio nos jornais (que valem o que valem) parece-me um jogador interessante, vamos ver se não morre no turbilhão como tantos outros. É uma posição para onde precisamos de um reforço de qualidade que possa concorrer com o Binya pela titularidade.

- Jorge Ribeiro: Repugnante, é a única palavra que me vem à ideia quando se fala da contratação deste senhor. Ao que parece já está confirmada a contratação, pelo que já tenho o meu ódio de estimação para a próxima época. A ideia faz-me tanta comichão que até me dá vontade de aplaudir de pé o Luís Filipe, vejam lá ao que isto chegou.

- Novo treinador: cheira-me que teremos novidades nos próximos dias, conhecendo o LFV como todos nós conhecemos só poderemos esperar uma contratação sonante para os próximos dias para atenuar um pouco a pressão. Se tal não acontecer apenas posso ver nisso um bom sinal, sinal de que o Rui Costa possa já estar a tomar as rédeas à séria do Futebol e que esteja a preparar as coisas como deve ser. Só peço duas coisas, que não seja português (não consigo encontrar nenhum que queira ver sentado naquele banco) e que não seja oScolari (este pedido faço-o com muita força).

- Porto vs Guimarães: quem quiser ganhar algum dinheiro, pode apostar à vontade na vitória do Guimarães... parece-me óbvio.

- Leiria 4 Sporting 1: Das duas uma, ou jogadores do Sporting já ficaram satisfeitos com a vitória no campeonato da segunda circular e decidiram dar uma réstia de esperança aos leirienses, ou então algo se passou de estranho no intervalo do Sporting - Benfica que teve agora as suas consequências negativas. Quem é que não se lembra dos jogos miseráveis que o Boavista fazia depois de defrontar os grandes aqui há uns tempos?

Nenhum comentário: