19 dezembro 2007

Mística, a nova revista oficial do Benfica


Depois de várias tentativas mais ou menos frustradas com jornais e outras revistas, surge mais uma tentativa de comunicar com a massa adepta do glorioso, o Benfica lançou a nova revista oficial que dá pelo nome de Mística. O que difere então das anteriores tentativas? Em termos quantitativos não há muitas diferenças, mas são diferenças de qualidade, senão vejamos:
- é gratuita e enviada para casa dos sócios, sim ouviram bem, os sócios recebem a revista em casa gratuitamente. Finalmente alguém percebeu que o grande valor comercial dos media em papel não está nas suas vendas, mas sim na publicidade, ao que parece alguém dentro do Benfica tem inteligência suficiente para perceber que se enviarem a revista para casa dos sócios vão ter mais vendas de publicidade do que se tentassem que os sócios fizessem mais um esforço financeiro para bem do clube. Mais alguém é também suficientemente inteligente para perceber que basta enviar uma revista por cada agregado familiar, não há necessidade de desperdícios. Confesso que não estou habituado a boas jogadas de marketing no meu clube;
- profissionalismo, ao que parece a equipa que faz a revista é uma equipa profissional independente do Benfica, ou seja, finalmente alguém percebeu que tem mais probabilidades de sucesso um projecto baseado em pessoas que sabem o que estão a fazer (e que ganham para isso), do que ter um grupo de carolas que até percebem alguma coisa do assunto e que estão a fazer um favor ao Benfica, que por muito esforçados que sejam na maioria dos casos não conseguem dar mais do que isso, esforço;
- grafismo, tem muito bom aspecto, não percebo nada do assunto, mas parece-me que a paginação é bastante boa e que a fotografia também. Papel de qualidade bastante razoável.

Como podem ver as alterações parecem poucas mas boas, tal como deveriam ser as alterações anuais do plantel do futebol, mas isso são outras contas.

Tenho a esperança que a revista seja minimamente independente e que não seja um veiculo de propaganda presidencialista, vamos ver e esperar pela chegada do carteiro (no meu caso carteira) com a próxima edição.

Saudações Cativas.

Nenhum comentário: