Pelo segundo ano consecutivo, o Benfica conseguiu na deslocação a Guimarães (terreno para sempre marcado pelo "até já" de Miklos Feher") o regresso com 3 pontos, equivalentes a mais uma vitória.
O Benfica entrou melhor no jogo.
Aproximadamente à passagem do primeiro quarto de hora, o regressado à titularidade Aimar brindou-nos com um passe por trás das costas, magnífico, que descobriu Suazo sobre a ala esquerda... Este armou-se do seu instinto felino (que lhe vale em algumas paragens o título de "pantera negra") e, com uma velocidade e técnica assinaláveis, deixou para trás 2 defesas do Vitória e rematou forte, rasteiro e cruzado para inaugurar o marcador! Um grande golo depois de uma grande assistência!
Três minutos volvidos, livre sobre a direita batido por Reyes que descobriu a cabeça de Sidnei na grande área, para ajeitar para o 2º golo da partida!
E com isto, os benfiquistas pensaram... "finalmente vamos ter um jogo tranquilo"!... Nada disso! Os jogos do Benfica primam sempre pela emoção até final... é que em 5 minutos, no final da 1ª parte, a equipa consentiu um golo depois de uma boa jogada de ataque do Vitória e ficou sem uma das suas mais preponderantes peças... Reyes, mais ou menos bem expulso, na sequência de dois cartões amarelos...
A segunda parte foi muito intensa, com o Benfica a tentar e a conseguir até ao final segurar o resultado. Não se pode dizer que tenha sido um "sufoco", mas a verdade é que o apito final do árbitro fez os benfiquistas respirar de alívio!
Em resumo, mais uma exibição que não foi brilhante, desta vez muito por culpa das circunstâncias, mas que deu mais uma vitória num terreno muito difícil, e que permite pela 2ª jornada consecutiva deixar os eternos rivais para baixo na tabela classificativa.
A reter:
- O regresso de Pablo Aimar, que evidenciou muitos pormenores de classe, apesar de ter sido muito castigado enquanto esteve em campo... foi alvo de entradas duríssimas sem qualquer punição para os jogadores vimaranenses;
- O grande jogo de Suazo: grande técnica, grande velocidade, grande instinto... grande jogador! Se conseguir "sobreviver" às entradas assassinas dos adversários, marcará muitos golos e trará muitas alegrias aos adeptos!... um avançado como há muito não se via a actuar em Portugal, um jogador da divisão de elite do futebol mundial!... Arrepiante o pontapé que recebeu na face, arrepiante ver os pitons da bota do jogador do Vitória bem levantados... mais uma vez sem quaisquer consequências técnicas ou disciplinares;
- Jorge Ribeiro continua na lateral esquerda... ontem foi possível contar 7 intervenções menos conseguidas (apesar de nenhuma delas comprometer definitivamente a situação defensiva da equipa)... enfim, escapa... Seria óptimo dizer que temos como o defesa lateral o futuro escolhido para ocupar esse lugar na selecção nacional, mas sinceramente, não me parece... as suas exibições não passam nem por nada do aceitável, e enquanto estiverem neste patamar, menos mau!... (a finalizar o jogo, ainda teve força para uma corrida pelo lado esquerdo e para um cruzamento que quase dava a Yebda a oportunidade de "matar" o encontro);
- Yebda ainda não foi o "globe trotter" de outros jogos, mas já pareceu outro comparativamente com o jogo com a Naval... A recuperar forma!... e a garantir mais segurança no meio campo!;
- Caso raro neste espaço, um comentário para a equipa de arbitragem... Exibição péssima!... Se nos casos mais polémicos se lhe pode dar o benefício da dúvida (penalty sobre Aimar e expulsão de Reyes), é incompreensível que o Vitória tenha terminado o jogo com 11 jogadores em campo!... Os vimaranenses entenderam a mensagem que lhes passou Carlos Xistra logo no início da partida e não perderam tempo... durante todo o encontro, nas disputas de bola, entraram com tudo, mesmo para lá das regras e... não foram castigados por isso! Depois, uma série de lances subtis e irritantes, que trazem estes sim a verdadeira sombra de suspeição... faltas cirúrgicas, lançamentos laterais e pontapés de canto inexistentes, situações de fora-de jogo, mais de 5 minutos de tempo extra quando quase não se verificaram interrupções na partida... erros sempre a beneficiar a mesma equipa.
- Por último, uma palavra para o treinador do Benfica. Com ele a equipa reaprendeu a estar em campo e tem dado sinais de melhoria de partida para partida. No entanto, continua a tomar algumas opções duvidosas... veja-se a entrada de Cardozo ontem. Numa fase do jogo em que o Benfica mal saía do seu meio campo e usava apenas a velocidade de Suazo para explorar o contra-ataque, não é lógica a substituição deste pelo paraguaio, que claramente não tem os mesmos atributos... é mais lento, não tem a mesma técnica para dominar bolas longas, dá-se mal a jogar muito desapoiado... A não ser que Quique Flores estivesse a pensar nos centímetros extra de Cardozo em eventuais situações defensivas, é difícil entender a opção do treinador encarnado e é normal que a nota para a exibição do avançado seja negativa!
O Benfica continua a não estar excelente... por agora, está apenas relativamente bem. Tem vindo a ser empurrado pela determinação dos jogadores e por alguma sorte, que lhe valem por agora e desde já 2 e 4 pontos de avanço sobre o SCP e o FCP, respectivamente.
Mas uma coisa é certa, é hoje claro que a equipa tem recursos para fazer uma época exigente, mais recursos que os seus adversários... e tem espaço para melhorar e deixar de estar sempre em aflição jogo após jogo... Tem condições para arrancar para uma grande época rumo ao título!
Até lá, é sempre a sofrer!
Para a semana há (outra vez) taça frente ao Desportivo das Aves (espera-se que desta vez sem os sacrifícios da última eliminatória)!
Saudações cativas.
03 novembro 2008
Sempre a sofrer!
rematado por Pedro às 15:48
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário