30 janeiro 2008

Convocatória para a Selecção Nacional - Miguel Veloso entalado


Diria que o Miguel Veloso comprou uma guerra com o senhor teimoso, subiu uns pontos na minha consideração, o Miguel bem entendido...

28 janeiro 2008

Fim-de-semana de ilusões!

Sábado à noite… tudo preparado para o jogo mais importante da jornada (pelo menos de acordo com as palavras do treinador do Vitória de Guimarães, MC) e, à hora de início, ainda deambulava pelas ruas a tentar correr para não perder os primeiros pontapés na bola…

Foi escusado… o remate vitorioso de Cardozo, já só o consegui “ver” pela rádio (e claro mais tarde, nas suas múltiplas repetições) … e que grande remate!

Depois de um início de 2008 muito difícil, com exibições no mínimo muito más, quando parecia que já não havia nada a fazer, na “última” oportunidade… o Benfica regressou! E que simples foi. Correr mais, pressionar desde a grande área adversária e contar com a inspiração dos (bons) intérpretes que temos, foram os ingredientes bastantes para fazer uma receita simples para as vitórias. Resta saber, porque não será sempre assim?

O jogo em si, não foi um hino ao futebol, tal como a exibição da equipa do Benfica, mas pelo menos houve jogo e houve empenho, no fundo o que se exige!

O “palco” estava preparado e a casa cheia reclamava o estatuto de “4º grande” para o Vitória (a par de outros como o Braga, o Boavista, o Belenenses e até mesmo o Vitória de Setúbal). Faltam-nos mais equipas destas, equipas com vida própria, com massa adepta e não apenas fruto de investimentos mais ou menos megalómanos e não sustentáveis. Fica aqui o meu respeito e admiração pelo Vitória de Guimarães que bem recentemente e de forma injusta, penou pelos campos da II Liga.

Voltando ao jogo, e uma vez que não se pretende fazer aqui uma descrição exaustiva do mesmo, resta apontar a fria eficácia benfiquista (a fazer lembrar uma qualquer “cínica” equipa transalpina) que contrastou com a dança calorosa dos sul-americanos do Benfica, especialmente a de Di Maria, que protagonizou a mais bonita jogada do encontro ao passar por um adversário junto à linha de fundo, colocando magistralmente a bola para Maxi que só teve mesmo que "encostar"... Sendo um jogador muito jovem e normalmente muito individualista, seria muito bom que compreendesse que a inteligência que demonstrou nesse lance, se repetida amiúde, fará dele um fenómeno que neste momento não é. Esperemos que alguém pegue no “miúdo” e o ajude também a crescer.

Finalmente, os homens do jogo:

No sentido positivo, o meu voto recai em Óscar Cardozo. Dois golos, o primeiro, um grande remate e o segundo, pleno de oportunidade e concentração, características fundamentais de qualquer ponta de lança, que podem passar grande parte do tempo “ao lado” do jogo, mas que no momento da verdade têm que corresponder. Foi ainda bom ver este “gigante” a correr e a lutar, apesar de mais uma vez solitário na frente de ataque (por opção ou capricho de Camacho) … parece que as pernas lhe pesam agora menos e certamente correu muitos km no Sábado à noite.

O prémio de “lata” vai mais uma vez para Luís Filipe… lento, desconcentrado e permissivo. Felizmente, após o 2-1, o técnico vimaranense, na ânsia de tentar chegar ao empate fazendo entrar mais um avançado, acabou por aliviar a carga sobre o flanco direito do Benfica. Em resumo, um “passe” para o golo do Vitória, um atraso comprometedor para Quim e a forma como foi batido por um adversário logo no início da partida, são momentos ilustrativos da sua exibição. É certo que em algumas ocasiões cumpriu a sua missão, mas o defesa direito titular do Benfica tem que ser mais que isto.

No Domingo à noite, sem stress para os benfiquistas, decorreu o clássico SCP-FCP. Confesso que embora racionalmente pretendesse que a vitória caísse para os homens do Norte, emocionalmente e ainda com aquela pequena esperança em chegar à frente, esperava que o SCP de superasse… e seja como for, ver a bola entrar na baliza “azul” dá sempre um prazer muito especial (quer dizer, na “verde”… também!) … bom, sem mais comentários!

De regresso a Guimarães, quem assistiu àquele encontro, não pode deixar de lembrar o rosto sorridente de um jovem… cheio de ilusões… como aquelas que este fim-de-semana permitiram continuar a alimentar o sonho dos benfiquistas. Até sempre Miklos, vêmo-nos no campo.

Saudações cativas!

21 janeiro 2008

O desejo de um Benfica vitorioso

Tenho estado em “retiro benfiquista” antes de me dedicar a escrever estas linhas. Esse “retiro” fez-me pensar um pouco acerca do que é que eu espero do Benfica, o que é o Benfica e o que poderá ser o Benfica.

Eu espero que o Benfica seja um clube virado para os adeptos e para os associados e que não seja um clube contra quem quer que seja, e aqui refiro que espero o mesmo dos seus adeptos, eu sou benfiquista e não anti-portista ou anti-sportinguista, e esta é uma filosofia que se vai perdendo com o tempo e com estes extremismos que, bem aproveitados pelo FC Porto, têm feito mazelas nas bandas da Luz. Quero por isso um Benfica mais positivo e mais assertivo nas suas convicções, mais merecedor da sua tão falada mística. Eu quero um clube que, independentemente da modalidade, prefira jogar bem e com espírito de ganhar a ganhar a qualquer custo, não quero com isto dizer que gosto de perder, não gosto, mas acho que as competições, sejam elas quais forem, devem ser encaradas com um espírito vencedor, e esse espírito vencedor associado a um nível mínimo de qualidade dos intervenientes é sinónimo de vitórias na maioria dos casos, ao passo que o espírito de serviços mínimos e de ganhar de qualquer maneira é sinónimo de derrotas em maior número que o desejado.

Serve esta introdução para dizer que é difícil ver o Benfica jogar por esta altura, há jogadores, há treinador, mas não há dinâmica de vitória, há alguma vontade de ganhar mas não há discernimento para o conseguir. Tenho muitas dúvidas de que as coisas no balneário do Benfica estejam em boa forma, mas tenho uma visão completamente antagónica da maioria das pessoas acerca deste caso Luisão/Katsouranis, em primeiro lugar acho que o que aconteceu não deveria de acontecer e não dignifica a camisola do Benfica, mas não me parece tenha sido algo assim tão escandaloso como se andou por aí a falar (absurdos como "não são dignos de vestir o manto sagrado", são no mínimo ridículos), são coisas que, tal como o Katsouranis referiu, acontecem frequentemente nos treinos e que são sinal de duas coisas, uma negativa, são impulsivos e reagem a quente a situações extremas de stress, outra positiva, são jogadores que reagem a situações destas porque as coisas não estão a correr bem e isso não lhe é indiferente, sentem a pressão e a vontade de fazer melhor. E é isso que quero tirar como positivo de todas estas exibições e resultados, as coisas não correm bem mas isso não é indiferente aos jogadores, não há coisa que deteste mais nos jogadores do que a apatia perante adversidades.

Agora o que me parece que não está a funcionar. Primeiro, não há uma política desportiva definida, nem uma figura que o seja capaz de implementar num médio prazo. O presidente Luís Filipe Vieira é, na minha opinião, alguém a quem o Benfica deve muito, a recuperação financeira e económica foi da sua completa responsabilidade, mas é alguém que tem grandes dificuldades de comunicação e de gestão de processos delicados. Temos um balneário com demasiados "patrões" (depois de tantos anos com deficit...) e parece-me claramente que há aqui um conflito de personalidades pelo controle do balneário, Nuno Gomes, Rui Costa, Petit, Luisão são nomes a mais para um poleiro só. O processo "Rui Costa a presidente" parecia uma brincadeira mas penso que pode estar a deixar marcas na equipa, o conflito de personalidades entre o Rui e o Camacho parece-me por demais evidente e a ideia de que Rui Costa possa ser o próximo director desportivo pode ser, tal como diz o "Mestre" Rui Santos, difícil para Camacho engolir e as movimentações que se atribuem actualmente ao Rui podem ser já motivo de conflito, aqui parece-me que quem fica mal na fotografia é o Rui e o LFV, não gostei do Rui a "mandar vir" com o Nandinho e não gosto desta posição de oposição que o Rui parece defender no balneário. Não quero no entanto deixar de frisar toda a minha admiração pelo Rui Costa, como jogador, que foi e que ainda é,talvez o nosso melhor a seguir ao Petit (hei-de explicar esta minha opinião noutro post), e como homem e benfiquista, serei o primeiro a defender a sua passagem natural para director desportivo, mas apenas quando chegar o fim da época, para já era bom que se comportasse apenas como jogador.

Uma última palavra ainda acerca do caso Luisão/Katsouranis, acho que o presidente deveria ter defendido os jogadores tal como o fez o treinador, dizendo que cometeram um erro mas que não passava disso, eram multados e pronto, a suspensão preventiva foi ridícula, quem ficou a perder foi a equipa que se viu privada de um excelente jogador como o Katsouranis e que viu o Luisão jogar sobre brasas contra o Leixões.

Para o resto da época o que me assusta não são os 11 pontos de distância, o que me assusta são os sinais de instabilidade que não abrandam.

Saudações cativas.

16 janeiro 2008

Belenenses: Carlos Janela demitido

Confesso que o Belenenses é um clube que me divide, por um lado tenho a simpatia que sinto por um clube histórico e que reune algumas simpatias na minha familia, por outro lado temos os seus dirigentes e funcionários, há anos que sinto uma grande antipatia pela maioria deles, principalmente desde o caso Mateus.

Já pensei algumas vezes que é muito irónico acontecer este caso principalmente ao Belenenses, e a sua direcção resolve fazer partir a corda pelo lado mais fraco, despedir o Carlos Janela. Não quero com isto dizer que não seja responsável, mas esta posição da direcção do Belenenses é mesmo típica de quem quer rapidamente sacudir a água do capote.

Não encontrei ainda as declarações do empresário do jogador transcritas ou gravadas online, mas se puderem ouçam ou vejam, deixam que pensar...

14 janeiro 2008

Que lixo!

...É o que se pode dizer do jogo de Sábado.

Pouco ou nada se aproveitou: nem a exibição do Leixões, tão pouco a da equipa de arbitragem (muito má mesmo, a dar que pensar) e claro, seguida de perto pela da equipa do Benfica, que passou muito para além da mediocridade!... Um "espectáculo" que foi um verdadeiro lixo, sem possibilidades de reciclagem!

Alguns pensamentos soltos sobre tudo isto:

1) Pensava eu que os jogadores do Benfica são profissionais, ou seja, jogar futebol (e treinar) é a sua profissão. O que se viu no Sábado à noite, fez-me lembrar aquelas partidas entre amigos que se encontram esporadicamente de três em três meses para dar uns pontapés na bola a um ritmo bem lento.

Foi assim o Benfica: lento, descoordenado, cansado, desmotivado, sem entusiasmo... aliás, nos jogos entre amigos, às vezes vê-se um ou outro jogador mais competitivo, cheio de garra, a controlar o resultado ("- Está empatado!... - Não está nada, está 3-2, tás-te a esquecer do golo que marquei há bocado, ou quê?!?...") e a querer empurrar a respectiva equipa para a vitória... No Sábado não houve personagens dessas em campo, do lado do Benfica.

Justiça seja feita e há que fazer as excepções honrosas ao incontornável Rui Costa (que tristeza lhe deve assolar o espírito... ele que pensou terminar a carreira em beleza no seu e nosso clube do coração, e agora se vê obrigado a partilhar o campo com uma "equipa" tão amorfa... vai ser longo e frustrante o resto de temporada para este grande senhor!...) e ao Nuno Assis (!!!) - jogador pelo qual não nutro especial simpatia, e que aliás também pouco fez no encontro de Sábado, mas a verdade é que quando entrou em campo, foi dos únicos que ainda tentou correr um pouco mais que os outros e empurrar o jogo "lá para cima".

2) Em resumo, o jogo de Sábado fez-me lembrar um espectáculo numa sala de eleição e com (muito) maus intérpretes... do género o Teatro São Carlos preparado para receber uma das melhores companhias de ópera do mundo e afinal, os cantores e músicos não passarem de um conjunto de desafinados!... Quem pagou bilhete no Sábado saiu frustrado. A "sala" é óptima e estava bonita, mas os artistas... que lástima...

3) Começa a ser difícil escrever aqui sem cair em repetições. Infelizmente, não há volta a dar. Tem sido muito mau... ponto!

E vão 11... (valha-nos o SCP para nos aliviar o tormento!)...

Saudações cativas.

09 janeiro 2008

Má digestão

Quatro dias passados desde o último encontro, finalmente consegui que me passasse a sensação de má digestão... só pode ter sido dos excessos da quadra natalícia, claro!

Que o Benfica jogue bem e a bola teime em não entrar, tudo bem, o adepto sai com um amargo de boca do estádio mas sai de "cabeça erguida" (essa especialidade bem portuguesa!)... Que o Benfica não consiga produzir uma jogada de futebol digna de registo durante 90 minutos, tudo bem - infelizmente é algo que sucede com alguma frequência nos últimos anos - ficamos sempre com o orgulho benfiquista incólume e centramo-nos na grandeza do clube, projectando um passado glorioso num futuro esperançoso...

Agora, ver dois jogadores de camisola encarnada quase quase em vias de facto, é realmente lamentável, e só com muita imaginação conseguirá o benfiquista mais ferrenho agarrar-se a alguma coisa para se auto-motivar... Foi isso que se passou comigo (e pelos vistos com os meus colegas "redactores", e daí a ausência de comentários ao último jogo)!

Enfim, com o passar dos dias, a sensação de "enfartamento" com a situação começa finalmente a dissipar-se... Esperemos para ver as consequências. No meu ponto de vista, a única via possível será a de aplicar aos "infractores" uma dose dupla de trabalho, inversamente proporcional a uma redução remuneratória, que se revista sob a forma de uma multa pecuniária (mas daquelas que realmente se sintam na carteira... uma multa ridícula como as que costumam ser aplicadas, só conduzirá a mais situações deste tipo).

Partilhando ainda de algumas opiniões que ouvi durante esta semana, ainda bem que a situação se passou em campo, ao vivo e em directo, de forma a que não possa ser escamoteada e varrida para debaixo do tapete com os habituais argumentos da virilidade e do empenho dos atletas em situação de treino.

A situação vem "abanar" o balneário, criar uma onda de empatia para com o treinador (que não teve problemas em actuar de imediato) e evidenciar que falta uma liderança firme e justa na equipa portuguesa com mais estrelas por metro quadrado, sem o serem de facto.

E eis que surge na polémica o nome de JV, o conhecido empresário... A meu ver, o problema não se colocou quando este senhor abandonou a estrutura do clube, mas sim quando lhe deram um papel de responsabilidade sobre o futebol benfiquista. Muitas das "fracturas" no plantel actual remontam com toda a certeza a essa época, com a diferenciação de jogadores entre "filhos e enteados"...

O aspecto positivo é que a situação limite a que se chegou só pode indicar que o futuro próximo será melhor... e que o nº de más digestões até ao final da época diminuirá.

Para a história, fica mais um empate no último minuto e 9 pontos de atraso, quando a época ainda vai a meio...

Saudações cativas (num ano que começou da pior maneira e que, consequentemente, só pode melhorar)!

04 janeiro 2008

Manuel Fernandes detido em Espanha

Estes tipos não enganam, por muita razão que possam ter para tomar certas atitudes a forma como o fazem definem sempre o seu carácter. O Manuel Fernandes deitou mais umas achas para a sua já complicada situação no Valência ao ser detido por desacatos numa discoteca.

Podem ver a notícia aqui.

Saudações Cativas.

03 janeiro 2008

Selecções da Galiza, Catalunha e País Basco

Ao que parece vão ser oficializadas as selecções da Galiza, Catalunha e País Basco. Parece-me ser um passo importante no fortalecer das autonomias, pois é com este tipo de "Bandeiras" que se fortalecem identidades locais entre tanta globalização. Não tarda muito temos o Alberto João a reclamar o mesmo para a Madeira. De qualquer das formas tenho curiosidade em observar quais os jogadores da Selecção Espanhola que vão abdicar desta em favor das suas selecções regionais.

Podem ver a notícia aqui.

Saudações cativas.

02 janeiro 2008

Contratações e dispensas para o mercado de Inverno no Benfica

Chegado o mês de Janeiro volta o rebuliço das entradas e saídas nos planteis, com particular destaque para o glorioso Sport Lisboa e Benfica que continua a ser quem vende jornais neste país. Como de costume já se falaram em N jogadores que já estão quase mas que depois não estão, normalmente porque o Benfica não conseguiu ou fez asneira e nunca porque as notícias são normalmente inventadas, mas isso são conversas para outro post que há-de vir.

Dados concretos, ainda não chegou ninguém e já saíram 4. Romeu Ribeiro, Miguel Victor e Yu Dabao rumaram ao Desportivo das Aves por empréstimo e o Miguelito seguiu para o Braga em definitivo (segundo ouvi dizer). Se ao empréstimo dos 3 juniores não tenho nada de muito relevante a acrescentar (são jovens precisam de jogar e não me parece que o consigam fazer esta época no Benfica), à venda do Miguelito já tenho algo a dizer, visto de fora não me parece a melhor solução, não sei qual o motivo de o Miguelito não jogar com regularidade, é um jogador que já provou, noutros clubes, a sua mais valia e falta faze-lo no Benfica, não aproveitou as oportunidades que teve para se mostrar uma alternativa credível, não fez um jogo de jeito, mas confesso que continuo a acreditar no jogador, simpatizo com ele sem nenhuma razão em particular e acho que o empréstimo seria óptimo para lhe dar uma segunda oportunidade.

Vamos ver quais as restantes mexidas, o plantel precisa, na minha opinião, de 4 jogadores novos e de dispensar uns 8/9 (4 já foram). No que diz respeito às contratações, há anos que defendo a teoria de que só se deve contratar para titular, as excepções são para jogadores muito jovens e com grande potencial.

Vejamos então as dispensas:

Luís Filipe – coloco-o no topo da lista porque é o meu ódio de estimação para esta época, é muito mau, não serve, não serve, não serve. Reconheço que errei na minha ideia inicial de que até podia ser uma boa aposta, não comprando um defesa direito para titular compra-se alguém barato, este é caríssimo, aliás se tivesse vindo de graça e não ganhasse ordenado ainda era caro porque não serve para jogar pelo Benfica. Dispensar em definitivo obviamente, e se o conseguissem por no Porto é que era.

Butt – normalmente sou defensor da teoria de que um jogador deve ter tempo para se adaptar, neste caso não tenho essa opinião, já tem 30 e tal anos e não veio de um clubezeco de um campeonato de segunda, além de que é guarda-redes, posição para mim menos sujeita a questões de adaptação. Não justifica o que ganha e está a tapar o lugar ao nosso Moreira. Para mim é para dispensar em definitivo e ficava o Bruno Costa. Ouvi uns rumores que o Dortmund está à procura de Guarda-Redes.

Zoro - vi alguns comentários abonatórios acerca do jogador, mas confesso que nunca gostei dele, é pouco mais que um trambolho com pés, não sei se gostava de lhe dar oportunidade para se adaptar, não simpatizo com o tipo. Dispensar em definitivo que ainda é capaz de arranjar algum clube que o queira em Itália.

Andrés Diaz – sinto alguma dificuldade em avaliar este jogador, não percebi ainda em que posição é que joga, se joga bem ou não, a única avaliação que faço é a de que se nem sequer é convocado deveria ser dispensado. Se não tiver um ordenado muito alto, parece-me um bom jogador para colocar numa equipa da 1ª liga para depois se poder trocar com algum jogador promissor desse clube.

Mantorras – eu sei que estou a cometer o maior dos pecados para muitos benfiquistas, mas o Mantorras não serve, já se viu que não vai voltar a ser o jogador entusiasmante que foi antes das lesões, já se viu também que não é opção para a equipa principal. Todos sabemos que o Mantorras não sai do Benfica enquanto o LFV for presidente, mas acho que devia ser dispensado, mesmo que a culpa das lesões tenha sido do departamento médico/técnico do Benfica, paga-se-lhe uma indemnização e siga a sua vida, pode ser que encontre algum clube que lhe devolva a alegria de jogar.

Contratações:

Defesa Direito - Urgente, principalmente se me fizerem o favor de dispensar o Luís Filipe, o Nelson é um jogador com o qual simpatizo mas acho que é preciso alguém que lhe tire o lugar para ele voltar ao jogador que prometeu ser, por mim podiam clonar o Leo…

Defesa Esquerdo – Deixo aqui um esclarecimento, adoro o Leo, acho que não temos um lateral como ele há anos, mas existem problemas com a sua renovação e não temos alternativa, pelo que é contratar um para titular.

Médio Ofensivo – O Rui Costa é o maior, mas já não dá para tudo, pelo que acho que seria necessário alguém para o substituir, esta é a posição em que eu defendo que só se gaste o dinheiro para comprar alguém de topo, caso contrário deixem estar lá o Rui, e o Adu pode substitui-lo em alguns jogos.

Avançado – Acho que a dispensa do Bergessio é um erro, acho que o homem tem potencial e é necessário dar-lhe tempo para se adaptar, o Nuno Gomes veio hoje nos jornais por o dedo na ferida ao dizer que o Lizandro no Benfica teria sido dispensado. De qualquer das formas a confirmar-se essa dispensa e se me fizerem o favor de mandarem o Mantorras embora, acho que seria necessário contratar um avançado móvel, para o lugar do Nuno Gomes, mas se não querem dar tempo aos jogadores para se adaptarem, não contratem jogadores de campeonatos sul-americanos ou norte-americano como eu vi umas noticias hoje que o Benfica estaria interessado em 2 jogadores da MLS, tragam jogadores de campeonatos europeus para que o tempo de adaptação seja menor, por exemplo o Miccoli… isso é que era.

Saudações cativas