02 janeiro 2008

Contratações e dispensas para o mercado de Inverno no Benfica

Chegado o mês de Janeiro volta o rebuliço das entradas e saídas nos planteis, com particular destaque para o glorioso Sport Lisboa e Benfica que continua a ser quem vende jornais neste país. Como de costume já se falaram em N jogadores que já estão quase mas que depois não estão, normalmente porque o Benfica não conseguiu ou fez asneira e nunca porque as notícias são normalmente inventadas, mas isso são conversas para outro post que há-de vir.

Dados concretos, ainda não chegou ninguém e já saíram 4. Romeu Ribeiro, Miguel Victor e Yu Dabao rumaram ao Desportivo das Aves por empréstimo e o Miguelito seguiu para o Braga em definitivo (segundo ouvi dizer). Se ao empréstimo dos 3 juniores não tenho nada de muito relevante a acrescentar (são jovens precisam de jogar e não me parece que o consigam fazer esta época no Benfica), à venda do Miguelito já tenho algo a dizer, visto de fora não me parece a melhor solução, não sei qual o motivo de o Miguelito não jogar com regularidade, é um jogador que já provou, noutros clubes, a sua mais valia e falta faze-lo no Benfica, não aproveitou as oportunidades que teve para se mostrar uma alternativa credível, não fez um jogo de jeito, mas confesso que continuo a acreditar no jogador, simpatizo com ele sem nenhuma razão em particular e acho que o empréstimo seria óptimo para lhe dar uma segunda oportunidade.

Vamos ver quais as restantes mexidas, o plantel precisa, na minha opinião, de 4 jogadores novos e de dispensar uns 8/9 (4 já foram). No que diz respeito às contratações, há anos que defendo a teoria de que só se deve contratar para titular, as excepções são para jogadores muito jovens e com grande potencial.

Vejamos então as dispensas:

Luís Filipe – coloco-o no topo da lista porque é o meu ódio de estimação para esta época, é muito mau, não serve, não serve, não serve. Reconheço que errei na minha ideia inicial de que até podia ser uma boa aposta, não comprando um defesa direito para titular compra-se alguém barato, este é caríssimo, aliás se tivesse vindo de graça e não ganhasse ordenado ainda era caro porque não serve para jogar pelo Benfica. Dispensar em definitivo obviamente, e se o conseguissem por no Porto é que era.

Butt – normalmente sou defensor da teoria de que um jogador deve ter tempo para se adaptar, neste caso não tenho essa opinião, já tem 30 e tal anos e não veio de um clubezeco de um campeonato de segunda, além de que é guarda-redes, posição para mim menos sujeita a questões de adaptação. Não justifica o que ganha e está a tapar o lugar ao nosso Moreira. Para mim é para dispensar em definitivo e ficava o Bruno Costa. Ouvi uns rumores que o Dortmund está à procura de Guarda-Redes.

Zoro - vi alguns comentários abonatórios acerca do jogador, mas confesso que nunca gostei dele, é pouco mais que um trambolho com pés, não sei se gostava de lhe dar oportunidade para se adaptar, não simpatizo com o tipo. Dispensar em definitivo que ainda é capaz de arranjar algum clube que o queira em Itália.

Andrés Diaz – sinto alguma dificuldade em avaliar este jogador, não percebi ainda em que posição é que joga, se joga bem ou não, a única avaliação que faço é a de que se nem sequer é convocado deveria ser dispensado. Se não tiver um ordenado muito alto, parece-me um bom jogador para colocar numa equipa da 1ª liga para depois se poder trocar com algum jogador promissor desse clube.

Mantorras – eu sei que estou a cometer o maior dos pecados para muitos benfiquistas, mas o Mantorras não serve, já se viu que não vai voltar a ser o jogador entusiasmante que foi antes das lesões, já se viu também que não é opção para a equipa principal. Todos sabemos que o Mantorras não sai do Benfica enquanto o LFV for presidente, mas acho que devia ser dispensado, mesmo que a culpa das lesões tenha sido do departamento médico/técnico do Benfica, paga-se-lhe uma indemnização e siga a sua vida, pode ser que encontre algum clube que lhe devolva a alegria de jogar.

Contratações:

Defesa Direito - Urgente, principalmente se me fizerem o favor de dispensar o Luís Filipe, o Nelson é um jogador com o qual simpatizo mas acho que é preciso alguém que lhe tire o lugar para ele voltar ao jogador que prometeu ser, por mim podiam clonar o Leo…

Defesa Esquerdo – Deixo aqui um esclarecimento, adoro o Leo, acho que não temos um lateral como ele há anos, mas existem problemas com a sua renovação e não temos alternativa, pelo que é contratar um para titular.

Médio Ofensivo – O Rui Costa é o maior, mas já não dá para tudo, pelo que acho que seria necessário alguém para o substituir, esta é a posição em que eu defendo que só se gaste o dinheiro para comprar alguém de topo, caso contrário deixem estar lá o Rui, e o Adu pode substitui-lo em alguns jogos.

Avançado – Acho que a dispensa do Bergessio é um erro, acho que o homem tem potencial e é necessário dar-lhe tempo para se adaptar, o Nuno Gomes veio hoje nos jornais por o dedo na ferida ao dizer que o Lizandro no Benfica teria sido dispensado. De qualquer das formas a confirmar-se essa dispensa e se me fizerem o favor de mandarem o Mantorras embora, acho que seria necessário contratar um avançado móvel, para o lugar do Nuno Gomes, mas se não querem dar tempo aos jogadores para se adaptarem, não contratem jogadores de campeonatos sul-americanos ou norte-americano como eu vi umas noticias hoje que o Benfica estaria interessado em 2 jogadores da MLS, tragam jogadores de campeonatos europeus para que o tempo de adaptação seja menor, por exemplo o Miccoli… isso é que era.

Saudações cativas

Nenhum comentário: