04 dezembro 2008

E jogar para perder...

O Benfica atravessa uma fase complicada...

Depois de alguns jogos muito pobres exibicionalmente falando, embora com resultados positivos, os dois últimos encontros levaram a dois maus resultados.

Primeiro, uma derrota humilhante frente ao Olimpiakos, com um encaixe de 5 golos contra apenas 1 dos encarnados. No final do encontro, Reyes declarou à comunicação social que o resultado foi injusto e que o Benfica tinha realizado um bom jogo...

O paradoxo é que o jogo não foi efectivamente muito mau... ou melhor o jogo ofensivo, em especial na 2ª parte , foi até razoável. O "pequeno" senão prende-se apenas com o facto da equipa grega ter conseguido marcar um golo em cada ataque que realizou... Os centrais, com a estreia de uma dupla muito jovem que nunca tinha jogado em conjunto (Sidnei e David Luiz), não se entendiam e o "passador" completava-se com a apatia dos laterais (especialmente do lateral esquerdo) e do próprio Quim. Triste o adeus à Taça UEFA 2008-2009 (salvo uma eventual vitória miraculosa por 8 (!!!) golos sem resposta no último jogo frente aos ucranianos do Metalist).

Em segundo lugar, o retomar do campeonato na noite da passada 2ª feira. Mais um jogo fraco e com dissonâncias que irritam o mais calmo dos adeptos encarnados.

O bom:

15 minutos de grande nível a abrir a 2ª parte, nos quais foi possível marcar 2 golos de bom efeito e desperdiçar outras tantas oportunidades flagrantes, virando um resultado que ao intervalo era negativo.

O mau:

-A apatia generalizada na primeira parte, com a dormência de um jogo desinteressante;

-As mãos (ou a cabeça, quem sabe) de Quim... Má exibição do guarda-redes... inseguro, mal batido nos golos sofridos (especialmente no 2º) e claramente em crise de confiança. Não é o Quim da época passada, e a continuar assim, não pode ser o guarda redes do Benfica nem da selecção... Demasiados golos sofridos em 3 jogos (Brasil, Olympiakos e Setúbal)...

-O lateral esquerdo do Benfica... fraco, desatento, desinspirado... sem mais comentários (e ainda para mais acabou por lesionar-se perto do final do encontro).

-A equipa de arbitragem, que numa manobra circence conseguiu anular um golo limpo ao Benfica (bem como uma das escassas iniciativas positivas do anteriormente referido lateral benfiquista).

-A forma como o Benfica deixou de jogar depois de chegar à vantagem pela margem mínima. Uma coisa é controlar um jogo, outra é deixar totalmente de jogar... E nos últimos minutos do encontro o desnorte habitual, com bolas chutadas para o ar, faltas cometidas à entrada da área, cantos concedidos, no "desespero" de segurar a vitória, que acabou por fugir num lance bizarro por entre as mãos do guarda-redes do Benfica.

- Algumas opções estratégicas de Quique Flores: a equipa continua em construção - segundo a imprensa desportiva, 5 meses já é tempo demais, sem que se vejam resultados - não corresponde exactamente à realidade, porque afinal o Benfica está esta época com melhores resultados que nas últimas (no que diz respeito à Liga portuguesa) e continua na tabela classificativa acima dos seus rivais de sempre. Apesar disto, é verdade que há opções que não se entendem, como a constante reformulação (quase) total do meio campo e ataque benfiquistas, de jogo para jogo.

- Não foi possível quebrar o enguiço da liderança. Apesar do empate do Leixões, o Benfica deixou escapar no último minuto a vitória que lhe daria o 1º lugar na tabela, depois de demasiados dias sem conhecer essa posição. Bem se sabe que no final é que se devem fazer as contas, mas de todo o modo, a barreira psicológica do 1º lugar ainda não foi quebrada.

Em resumo, no último mês, parece ter havido um decréscimo exibicional da equipa, agora acompanhado de alguns maus resultados e de mais uma vaga de lesões... Será uma fase passageira? Será um problema efectivamente na construção da equipa? Veremos nos próximos encontros. Por agora fica o amargo de um mau mês futebolístico e o adeus antecipado à Europa.

Saudações cativas.

Nenhum comentário: