17 dezembro 2008

Homens de Vermelho

Não, não são os do Benfica... São um grupo de irredutíveis jogadores mal pagos (quando comparados com a maioria dos restantes da I Liga portuguesa) que teimam em complicar a vida aos ditos grandes do futebol português.

Senão, veja-se: um empate no Estádio do Mar frente ao Benfica, e duas vitórias na condição de forasteiros em Alvalade e no Dragão!

Como se não bastasse, ainda tiveram o descaramento de ocupar o primeiro lugar do campeonato até à passada semana... e, "mal contentes", acabaram por eliminar o Benfica da Taça de Portugal...

O Leixões parece ser um bom exemplo da matriz de clubes que deveria compor o futebol português: trabalha com qualidade e com profissionais com P maiúsculo, tem os pés assentes na terra não embarcando em despesismos facilitistas subsidiados não se sabe por quem, tem uma forte implantação local e... tem adeptos! É um clube pequeno? Certamente que sim, mas nem por isso menos nobre, uma vez que evidencia todos os valores pelos quais qualquer clube ou associação desportiva digna desse nome se deveria reger!

Em relação ao jogo de Sábado propriamente dito, rezam as crónicas que o Benfica foi superior, mas que não conseguiu desfazer a teia defensiva montada por José Mota (um treinador que o é mais do que parece, ao contrário de muitos outros)... No final derrota nos penaltys com a falha de Reyes no remate decisivo. É a vida, sem excepções no que toca também ao futebol.

E está tudo dito, porque obrigações da quadra natalícia "obligent" a racionalizar o uso do tempo...

Apenas dois apontamentos curiosos, reveladores da grandeza do Benfica e de que muito dinheiro se ganha à custa do que se escreve sobre o glorioso:

- No dia seguinte à (surpreendente, ou talvez não) vitória do FC Porto frente ao Arsenal de Londres, que permitiu aos portistas assegurar a 1ª posição do seu grupo da Champions, qual o rosto que fazia a capa do "Record"?... Seria Jesualdo? Lucho? Lizandro? Hulk?... Nada disso, o grande destaque do dia foi mesmo para o regressado terceiro guarda-redes encarnado Moretto e para a sua eventual utilização no jogo da Taça frente ao Leixões!... É assim, afinal quem é que compra jornais?... Esclarecedor...

- Por isto mesmo, torna-se por vezes difícil "perdoar" a maldade de alguns jornalistas e editores desportivos... O 2º episódio passa-se na última segunda-feira, em pleno almoço de Natal de todos os colaboradores da SL Benfica, SAD, incluindo como é óbvio os jogadores do plantel. Com uma marcação cerrada, um jornalista persegue Cardozo com as óbvias perguntas sobre a sua não titularidade... O rapaz, já cansado de fugir, acaba por dar uma resposta do mais banal possível: basicamente que não havia nenhuma razão em especial para não jogar tanto de início, a não ser o treinador pensar que outros jogadores estavam a apresentar melhores níveis de desempenho na "cancha" do que ele próprio, assegurando que continuaria a trabalhar o melhor possível nos treinos para poder jogar mais, que era o seu objectivo. Resultado?? Novamente, a capa do "Record" trás um homem de vermelho em destaque. Quem mais do que o próprio Cardozo com umas sensacionais parangonas: "CARDOZO PÕE A BOCA NO TROMBONE... NÃO ENTENDO PORQUE NÃO SOU TITULAR"... Enfim, haja paciência, porque ainda por cima... é quase Natal!

Saudações cativas.

Nenhum comentário: