19 setembro 2008

Cinismo italiano

Taça UEFA, 1ª eliminatória, 1ª mão, Nápoles 3-2 Benfica.

A época, apesar de prometer muito, está difícil de arrancar. O Benfica continua sem vitórias em jogos oficiais: 3 jogos, 2 empates e desta vez, uma derrota.

Ontem, o Benfica pode-se queixar de vários aspectos: em primeiro lugar a habitual falta de sorte portuguesa (vidé exemplos da selecção face à Dinamarca, do Setúbal também no jogo de ontem frente ao Herenveen, as duas bolas às traves do Marítimo com o "colosso" Valência). Com dois golos surrealistas (um deles sofrido imediatamente após o golo inaugural marcado pelo reforço benfiquista - com "R" maiúsculo - David Suazo) e outro logo no início da 2ª parte com um ressalto traiçoeiro a bater o guarda redes Quim, pela 3ª vez.

Depois, contrariando o hábito de não comentar a terceira equipa presente em cada jogo, há que referir a pobre exibição do trio de arbitragem, especialmente no capítulo disciplinar, que possibilitou que o Nápoles chegasse ao fim da partida com 11 jogadores ao invés de 8!

Três expulsões foram perdoadas à equipa italiana, sendo que a última destas situações provocou pelo contrário, que o Benfica tenha estado na prática com menos um jogador em campo durante 20 minutos - uma entrada duríssima sobre Suazo que, espera-se que não provoque males maiores ao nível da integridade física do jogador (se a referida falta tivesse sido cometida pelo benfiquista Bynia, não faltariam dedos acusadores!).

Finalmente, e talvez o ponto mais importante, uma vez que caso não se verificasse, teria compensado os aspectos anteriores. O grande erro de "casting" deste novo Benfica: a não contratação de um lateral direito efectivo, sem que exista cultura e disponibilidade táctica de alguns jogadores (especialmente de Reyes, Di Maria e Urreta) para compensar as deficiências defensivas do esforçado mas limitado Maxi Pereira (ingratamente remetido para aquela posição que parece não ser sua) e as investidas arriscadas do "jovem" Leo.

Enfim, no final o resultado conseguido tem um sabor agri-doce, deixando a porta entreaberta a uma passagem à seguinte eliminatória, caso na 2ª mão na Luz, o Benfica não cometa alguns dos erros de ontem e seja acompanhado por alguma sorte.

Vamos Benfica!

Saudações Cativas.

Nenhum comentário: