24 setembro 2009

Vida difícil nos 100 dias de Jesus

Já passaram 100 dias desde que Jesus chegou à Luz.

Desde esse primeiro dia reiterou muita confiança, atitude e a promessa de que os jogadores do Benfica esta época jogariam pelo menos o dobro do que no passado recente.

Após 100 dias aos comandos da máquina encarnada, já será possível fazer um primeiro balanço face às expectativas.

Se é verdade que há que dar créditos (também) ao técnico pelo facto da equipa do Benfica ser agora muito mais equipa, pelo arranque da temporada em termos de resultados se encontrar ao melhor nível das últimas épocas (apenas uma derrota em 8 jogos disputados, num encontro que já não contava, na Ucrânia) e pelos sucessivos recordes de público a seguir o onze encarnado, também há que dizer que a vida não tem sido fácil.

Entre resultados e exibições tranquilas e de grande qualidade (a última das quais frente ao Bate Borisov na semana passada), têm surgido também outras menos conseguidas e algumas vitórias arrancadas a ferros - veja-se o caso do jogo com o Vitória de Guimarães e o da última jornada, frente ao União de Leiria.

Nesta partida, por uma infelicidade do grande central que é David Luiz, complicou-se o que parecia fácil. Teve que vir ao de cima a garra e determinação, sobrepondo-se à qualidade de jogo, pondo à prova a serenidade dos adeptos.

Uma coisa é certa, o respeito e a admiração pública pelo trabalho desenvolvido pela equipa e respectivos responsáveis técnicos fazem com que os adversários joguem agora de modo menos atrevido quando defrontam os encarnados.

Ao longo da época, com a desejada consolidação do regresso do Benfica ao mais alto nível, quer em termos domésticos, quer em termos internacionais, seguramente as dificuldades serão também crescentes e os desafios serão cada vez mais exigentes.

Por enquanto, subsiste uma pedra no sapato, constituída pelo binómio SCBraga / Domingos Paciência que continua a liderar com eficácia de 100% o campeonato nacional.

Resta esperar que a equipa continue a crescer a um ritmo superior ao das adversidades com as quais se vai deparar ao longo do caminho!...

Para que daqui a 100 dias, Jesus possa, como quer, dedicar o 1º lugar do liga aos adeptos!... e especialmente para que o possa fazer no final da temporada!... Que vai ser longa, difícil e que, mais uma vez, vai obrigar os adeptos a sofrer... como deve ser, para que as conquistas no final sejam adequadamente valorizadas!

Saudações cativas.

PS - Infelizes árbitros assistentes suplementares (uma invenção pouco ortodoxa da UEFA, nos jogos da Liga Europa, esta época). 90 minutos parados, ao lado das balizas... Será que, estando literalmente ao lado do jogo, conseguirão ter um papel útil quando surgir o momento de finalmente intervirem? E quando chegar o Inverno rigoroso, assolando o continente europeu, estará prevista alguma equipa médica suplementar para recuperar os pobres juízes hipotérmicos no final dos desafios?... Tudo pela verdade desportiva! (Cartão Azul! Cartão Azul!).

Nenhum comentário: