17 setembro 2009

Lisboa, Tejo e Tudo!

Uma espécie de regresso ao passado, em todos os sentidos.

As cores, os cheiros e sons do Restelo transportam-nos para outros tempos.

Assistir no estádio do "Futebol Clube Os Belenenses" a um encontro de futebol é muito mais do que isso mesmo.

É regressar a um futebol de paixão, feito festa de família a cada Domingo. É entrar por acessos que já não se usam (pelo menos comparativamente com os dos modernos e funcionais estádios pós Euro 2004), ver os ingressos serem vendidos em "barraquinhas" tipo feira, as pessoas tranquilas ao tomarem o seu lugar: ali, bem perto do relvado, o que provoca a ilusão dos jogadores se tratarem de gigantes.



Ocupado o respectivo lugar, é passar os olhos pelo Tejo, pelos Jerónimos e pelas embarcações que passam mansamente sobre as águas calmas... e o ambiente é de tal modo que o futebol parece já ser acessório.

Esquecemo-nos dos negócios menos claros, dos dirigentes de seriedade duvidosa, das guerras dos direitos televisivos e das jogadas de bastidores.

Fica só o prazer de estar ali, também para ver futebol!

O Benfica agarrou-se a este regresso ao passado, em busca do seu futuro. Repentinamente, já não eram Saviola, Cardozo, Ramires e Javi Garcia que estavam em campo mas sim Eusébio, Coluna, José Augusto, o "bom gigante" José Torres e demais heróis da equipa que tudo ganhou nos anos sessenta.

Não terá sido a melhor exibição da época, mas foi muito conseguida e, acima de tudo, eficaz! Mais importante ainda, a equipa mostrou garra: mesmo depois de estar em posição de vantagem no marcador, nunca entrou em letargia, talvez contagiada pelo ambiente de festa, exercendo ao invés uma pressão cada vez mais alta e uma posição de ainda maior domínio!

A ajudar, viu-se a desejada "Mística" do glorioso!

E assim terminou este "derby" da capital, que culminou na contundente vitória do Benfica, por 4-0. Numa bela tarde de Domingo, apareceram os golos e apareceu Lisboa, o Tejo e tudo!

Saudações cativas.



Nenhum comentário: