29 agosto 2009

O plantel para ganhar - as contratações de Jesus

Agora que foi contratado o 10º reforço da temporada e estamos quase no final do prazo para as inscrições é uma boa altura para fazermos uma análise daquilo que será o plantel para atacar o título (espero que não estejam reservadas surpresas para o último dia). Regra geral penso temos melhor plantel do que o ano anterior e temos também boas possibilidades de fazer um melhor onze que o ano transacto. No entanto temos algumas coisas com as quais não posso concordar.

Eu sou defensor de uma estrutura de futebol em que existe um director desportivo (ou outro qualquer responsável, para este efeito é irrelevante) que define um plantel, ao treinado cumpre-lhe a tarefa de treinar esses jogadores e tirar deles o melhor rendimento, não gosto que os treinadores façam exigências e tragam os seus amiguinhos, acho que isso é mau para o balneário, embora compreenda que possa em um ou outro caso ocorrer. No caso do Jorge Jesus, não consigo aceitar a contratação do Júlio César e do César Peixoto, e dificilmente consigo entender a contratação do Weldon.

Vamos então por partes:
- para mim só se contratam jogadores para titulares ou muito próximo disso (que joguem com regularidade ou que tenho enorme potencial), pelo que, seguindo esta regra, para se contratar um Guarda-redes tínhamos de contratar alguém com capacidade de entrar de caras na equipa, a alternativa seria dispensar sempre o Moretto e ficar com um guarda-redes das escolas (os jogos que vi do juniores deixaram-me mais ou menos tranquilo com o Pedro Miranda);

- sendo um jogador um recurso humano de um clube, há que contratar aqueles que dêem garantias de qualidade a diversos níveis, em primeiro lugar desportivas, e em segundo lugar humanas. Segundo estes critérios o Cesar Peixoto nunca, na minha opinião, deveria vestir a camisola do Benfica, é um jogador mediano que só joga melhor em condições muito especiais (embora eu até nem discuta muito este critério) e principalmente porque não aceito que um jogador que se recusou a jogar pelo clube que lhe paga o ordenado seja um bom profissional, e se podemos estar sempre sujeitos a que isto aconteça com qualquer jogador, com este temos a certeza que vai acontecer se algum dia quiser sair, e só isto é motivo para ficar indignado com esta contratação, porque por um lado contratámos um mau profissional e por outro porque nos colocámos ao mesmo nível de comportamento que o do Sr. Salvador que tanto criticámos. Em relação a este ponto, gostaria ainda de saber melhor o que se passou com o Luisão antes do jogo com o Poltava... se calhar colocámo-nos a jeito.

- por fim, em relação ao Weldon, tenho de dizer que tem sido uma surpresa positiva nos primeiros jogos, já ganhou créditos suficientes junto dos sócios para uns meses. No entanto é certamente uma contratação que não entendo, com Cardozo/Kerrison para uma posição e com Saviola/Nuno Gomes para a outra já no plantel (nem estou a contar com o Mantorras ou com o Nelson Oliveira que poderia vir do juniores em caso de catástrofe) como é que um treinador justifica a contratação de um outro avançado? Por muito barato que seja (e já foi claramente pago com os golos que marcou) não entendo muito bem uma politica desportiva que aceita a contratação de um "menino do treinador" para deixar sem jogar o nosso capitão (um dos jogadores mais bem pagos do plantel). Eu entendo que o Nuno Gomes possa não ser o sonho de todos os treinadores, mas ele já lá está, é importante no balneário e na minha opinião tem de jogar, porque um jogador que não joga fica cada vez pior e quando precisarem dele não serve para nada porque não tem ritmo de jogo, para além disso um treinador que não consegue tirar proveito de um jogador com a experiência do Nuno para ser um bom suplente então mais vale pedir a reforma porque não tem capacidades suficientes para treinar uma equipa como o Benfica. Tendo em consideração as respectivas diferenças de nível acham que o Nuno Gomes é assim tão mais fraco que o resto do plantel, o que dizer então de jogadores como Raúl, Inzaghi, Paolo Maldini, Paul Scholes, Ryan Giggs, Luís Figo, etc. As equipas precisam de referências em campo e o Benfica com as constantes mudanças ainda mais. Para concluir, estou a gostar do Weldon e já que veio, que seja bem vindo e que tenha a força de nos ajudar a ganhar o campeonato, mas espero mesmo que isto não seja o principio de uma época penosa para o Nuno Gomes.

No próximo post falarei dos outros reforços.

Nenhum comentário: